• Edição 159
  • 29 de janeiro de 2008

Saúde e Prevenção

Como evitar os desagradáveis enjoos em viagens

Diego Paes – AgN/CT

Em tempos de férias, um problema que atormenta algumas pessoas na hora de viajar são os enjoos, tornando um momento de diversão um verdadeiro sacrifício. Para alguns, bastam apenas poucos quilômetros num carro ou ônibus para já sentir o estômago embrulhar. A melhor coisa para evitar esse mal-estar é se prevenir tomando certas posturas e até ingerir remédios determinados.

De acordo com a neurocientista da UFRJ, Suzana Herculano-Houzel, os enjoos são originados no cérebro e não no estômago, como a maioria das pessoas pensa. Ela explica que o órgão sensorial se comporta como se estivesse recebendo informações espaciais contraditórias. Enquanto os olhos enxergam um movimento, o labirinto, que é responsável pelo equilíbrio do corpo, percebe outro, o que gera uma reação conflitante podendo acarretar enjoos e tonturas.

Normalmente, os olhos captam informações visuais que contam ao cérebro, por meio do labirinto, onde o corpo está e em que direção se movimenta. Certas atitudes, como a leitura no carro em movimento, podem confundir o sistema nervoso sobre os dados recebidos dos olhos, ocasionando o enjoo.

Contudo, existem algumas dicas que podem evitar o contratempo e tornar a viagem mais tranquila como, por exemplo: tomar algum medicamento específico; preferir sentar no banco da frente; evitar as leituras e os jogos durante a viagem; evitar situações de estresse durante viagens longas; não fixar a vista sobre objetos em movimento, como outros carros, árvores ou ondas do mar; preferir ingerir alimentos leves, de fácil digestão; ter sempre um kit emergencial com água mineral, lenços de papel e saco plástico.

Em barcos deve-se ficar em áreas cobertas e em locais de pouco movimento ou deitar-se num lugar ventilado com os olhos fechados. Já nos voos o ideal é se sentar nas áreas próximas às asas do avião. Nas viagens curtas é melhor evitar alimentos e líquidos. Para as mais longas, deve-se ingerir pequenas quantidades de líquidos e alimentos leves.

No geral, a principal dica é evitar comer e beber em excesso antes de uma viagem.