• Edição 159
  • 29 de janeiro de 2008

Agenda

26 de janeiro

Curso de Divulgação da Ciência

Estão abertas de 26 de janeiro a 6 de fevereiro inscrições para curso de especialização (latu sensu) em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde. O processo de seleção ocorre entre 16 e 20 de março e as aulas têm início em 30 de março. O curso é uma realização do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde as aulas serão ministradas, em parceria com a Casa da Ciência, da UFRJ, e com a Fundação Cecierj. Conta também com o apoio de outras instituições como a Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e se destina a jornalistas, museólogos, educadores e demais profissionais da área de divulgação científica.

O Museu da Vida fica na avenida Brasil, 4.365, em Manguinhos, Rio de Janeiro.


02 de fevereiro

Inscrições para IV Reunião da FeSBE

Estão abertas, entre 2 de fevereiro a 9 de março as inscrições com envio de resumo para a IV Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. O evento acontece de 4 a 6 de junho no campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e é voltado para alunos de pós-graduação e graduação. Com o intuito de difundir conhecimentos na área de Biologia Experimental, a reunião contará com palestras, conferências, simpósios e apresentações de painéis.

IV Reunião da FeSBE acontece no Centro de Eventos, campus II da Universidade Federal de Goiás – Goiânia. Mais informações no site www.fesbe.org.br/regional2009.

 

Curso de Verão em Farmacologia realiza palestra de abertura

No próximo dia 02 de fevereiro, a palestra “A Farmacologia, a Química Medicinal e suas moléculas inteligentes”, ministrada pelo professor Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, marca a abertura do II Curso de Verão em Farmacologia. A conferência acontece às 10h no Auditório da Farmacologia, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco J, sala J1-004, Cidade Universitária.


04 de fevereiro

Inscrições para docente de fonoaudiologia

Interessados em participar do processo seletivo para professor substituto do curso de Fonoaudiologia da UFRJ devem se inscrever até a próxima quarta-feira, dia 4. São oferecidas quatro vagas com carga horária de 20 horas semanais. As inscrições podem ser feitas de 9 às 14:30h na Clínica para Exames Completares em Fonoaudiologia, localizada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), 3° andar, Cidade Universitária.





02 de março

3ª Escola de Nanociências e Nanotecnologia

Entre os dias 2 e 6 de março, os Institutos de Química (IQ), Física (IF), Nutrição (INJC) e Macromoléculas (IMA), juntamente com a Escola de Química e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE-UFRJ), realizam a 3ª Escola de Nanociências e Nanotecnologia da UFRJ. Voltada para alunos de pós-graduação ou em fase final do curso de graduação das áreas tecnológica, de ciências básicas ou de ciências da saúde, a Escola oferece aos estudantes palestras e minicursos, divididos em aulas teóricas e práticas, sobre temas como Química Supramolecular, Nanomagnetismo e Nanobiotecnologia.

A 3ª Escola de Nanociências e Nanotecnologia da UFRJ acontece no Auditório da COPPE, localizado no Centro de Tecnologias (CT-UFRJ), bloco G, sala 122, Cidade Universitária. Para mais informações, acesse http://server2.iq.ufrj.br/~escolanano.


04 de março

Pós-Graduação em Dor e Cuidados Paliativos

A partir de 4 de março, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ oferece o curso de Pós-Graduação em Dor e Cuidados Paliativos Oncológicos, com duração de um ano. São oferecidas doze vagas para médicos, quatro para fisioterapeutas, duas para enfermeiros e duas para psicólogos. Interessados podem realizar a pré-inscrição pelo email dor@hucff.ufrj.br. Mais informações pelo telefone (21) 2562-2613.


27 de abril

4° Congresso de Extensão Universitária

Com o objetivo de difundir a produção intelectual dos universitários brasileiros, acontece, de 27 a 30 de abril, o 4° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, em Dourados, Mato Grosso do Sul. Este ano, com o tema “Tecnologias Sociais e Inclusão: Caminhos para a Extensão Universitária”, o evento conta com mesas redondas, minicursos, sessões de comunicações orais, apresentação de pôsteres, lançamentos de livros e atividades culturais.

Os interessados podem enviar propostas de cursos até 30 de janeiro e trabalhos até 20 de fevereiro. Confira a programação completa no site http://ufgd.edu.br/cbeu/index.php.


27 de maio

“Feridas que Falam, Feridas que Calam”

Acontece de 27 a 30 de maio, o II Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas. O evento aborda a integridade da pele como reflexo da condição de saúde do corpo, além de debater as complicações do diabetes como o “pé diabético” e as úlceras por pressão. O congresso destina-se principalmente ao público da área de saúde e será realizado no hotel Bahia Othon Palace, em Salvador – Bahia.

Mais informações no site http://www.sobenfee.org.br/iicbf/index.asp