• Edição 155
  • 04 de dezembro de 2008

Agenda

5 de dezembro

Prêmio Cleonice Vicente Ribeiro

No dia 5 de dezembro acontece a cerimônia de criação do Prêmio Cleonice Vicente Ribeiro – Personalidade do Cuidado de Enfermagem – Prêmio do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem Hospitalar (NUPENH).

Cleonice Vicente Ribeiro foi professora titular do departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica e uma das primeiras mulheres negras a integrar a Faculdade de Enfermagem.

Concorrem ao prêmio enfermeiros, alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, com pesquisas de enfermagem da área hospitalar.

O evento ocorre às 10h no Espaço Amil, 4° andar, ala F do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Cidade Universitária.


6 de dezembro

Projeto “Educando Muda” recruta voluntários

Alunos interessados em trabalho voluntário podem participar do projeto de educação ambiental “Educando Muda”, no Rio das Pedras, Barra da Tijuca.  O projeto, organizado pela ONG “Eu Penso no Futuro”, atua com jovens da 8ª série ao 3º ano, na Escola Municipal Euclides da Cunha. Além de aulas e eventos, o trabalho envolve projetos de reciclagem, urbanismo, compostagem e horta comunitária.

A reunião com os novos voluntários acontece nos dias 6 e 13 de dezembro. Estudantes de qualquer curso podem participar – especialmente das áreas de engenharia, design, comunicação e arquitetura – enviando um e-mail para leticiagrn@uol.com.br.


8 de dezembro

Fórum Tabagismo

O tabagismo é a principal causa de morte e adoecimento no mundo contemporâneo. Com o objetivo de debater sobre políticas de controle do tabagismo no Brasil enquanto problema de saúde pública e relevância social, a Escola Médica de Pós-graduação da PUC-Rio e o Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) da UFRJ, promovem dia 8 de dezembro o Fórum Tabagismo.

O evento que conta com o apoio da Academia Nacional de Medicina, é voltado para profissionais da área de saúde, órgãos do executivo, legislativo e judiciário e aos demais interessados no tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.jz.com.br/forum.

O Fórum ocorre de 8h30 às 17h30, no auditório da Academia Nacional de Medicina, av. General Justo, 365/9° andar – Centro, Rio de Janeiro.

Encerramento de atividades LATE-UFRJ

 

Dia 8 de dezembro, segunda feira, às 11h acontece a cerimônia anual de encerramento das atividades da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LATE) da UFRJ. O evento é aberto a todos e tem o objetivo de expor à comunidade interna e externa da UFRJ, o trabalho realizado pela LATE no ano de 2008. Neste que é o segundo ano do evento estarão presentes diretores, orientadores e colaboradores.

O encerramento ocorre no auditório Halley Pacheco, no 8° andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Cidade Universitária.

 

Cerimônia de posse no Hospital Escola São Francisco
de Assis

Dia 8 de dezembro acontece a cerimônia de posse dos professores José Mauro Braz de Lima e Maria Catarina Salvador da Motta nos cargos de diretor e vice-diretora do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA).

A cerimônia ocorre às 14h no auditório da Divisão de Ensino do HESFA, na av. Presidente Vargas, 2863 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ.

 

Comunicação alternativa

Para discutir sobre a Comunicação Alternativa, o curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ e o Comitê de Comunicação Suplementar e Alternativa do departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), realizam o evento Conversando sobre Comunicação Alternativa: da teoria à prática.

O evento acontece dia 8 de dezembro no auditório Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e conta com a palestra “O que é comunicação alternativa” ministrada pela fonoaudióloga Débora Deliberato, além de mesas redondas e debates.

A entrada é franca e as inscrições serão feitas no local. O auditório fica no Palácio Universitário, campus da Praia Vermelha, av. Pasteur, nº 250, 2º andar.


11 de dezembro

Diversidade sexual na escola

Acontece no dia 11 de dezembro o evento “Diversidade sexual na escola – Políticas Públicas e estratégias de ação”. Para compor a abertura, José Leonídio Pereira, professor da UFRJ e coordenador do Programa Papo Cabeça, Alexandre Bortolini, também professor da UFRJ e coordenador do Projeto Diversidade Sexual na Escola, além de um representante da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ.

A programação conta com a apresentação do grupo Diversidade EnCena, com a peça Coisas de Menina, que relata a história de uma menina lésbica que enfrenta a discriminação da mãe e da diretora da escola onde estuda. Ao final do espetáculo, o público é convidado a entrar em cena no lugar da personagem oprimida.

O evento ainda traz uma mesa redonda de tema Escola e Diversidade. As atividades são gratuitas e ocorrem na sede do Centro de Teatro do Oprimido (CTO-Rio): Rua Mem de Sá, 31, Lapa.


Até 18 de dezembro

 Especialização em Nutrição clínica

De 1º a 18 de dezembro, o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) realiza inscrições para o Curso de Especialização em Nutrição Clínica (CENC). Coordenado pela professora Glorimar Rosa, o curso tem suas aulas ministradas aos sábados das 8h às 17h, sendo que uma vez ao mês os alunos são contemplados com uma folga. As vagas são limitadas. Haverá prova de seleção para ingresso abordando conhecimentos de Nutrição clínica.

Voltado para nutricionistas, o curso é estruturado nos módulos de Métodos e técnicas de pesquisa; Bioquímica nutricional; Alimentos funcionais e técnica dietética em clínica; Avaliação nutricional do paciente hospitalizado; Principais tópicos de Nutrição em diferentes fases da vida; Terapia nutricional; Avanços da Nutrição clínica em diversas situações patológicas. Há ainda aulas práticas.

Interessados devem se inscrever no Instituto de Nutrição, no 2º andar do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), sala 24, das 9h às 14h. Mais informações quanto inscrições e valores das mensalidades podem ser obtidas pelo e-mail cenc2007@nutricao.ufrj.br ou pelo telefone 2562-6601.