• Edição 154
  • 27 de novembro de 2008

Agenda

28 de novembro

Sessão do Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria

No dia 28 de novembro, às 10:30h acontece a Sessão do Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. O tema do evento é Internação Involuntária e Enfermagem Psiquiátrica. A programação conta com a palestra da professora Lilian Hortale, do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Anna Nery, da UFRJ.

A sessão ocorre no Auditório Leme Lopes, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, localizado na avenida Venceslau Brás 71, fundos - campus da Praia Vermelha.

 

30 anos de ELA

O Instituto de Neurologia Deolindo Couto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro está completando 30 anos de atendimento ininterrupto, de um programa acadêmico completo, que atua nas áreas de assistência, ensino, pesquisa e extensão. Além de estudar a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que se tornou uma referência nacional na área. A partir dos estudos de José Mauro, professor da Faculdade de Medicina da UFRJ, coordenador geral do Setor de DNM-ELA e um dos pioneiros na área, outros pesquisadores do mundo começaram a estudar a forma mental da ELA, incentivados pelo avanço tecnológico (técnica de neuroimagem: ressonância nuclear magnética, tomografia computadorizada do crânio, entre outras).

De acordo com José Mauro esta é uma doença crônica, degenerativa, fatal e incomum, que acomete o adulto, na faixa de 40–60 anos, e é caracterizada pela atrofia, paralisia, distúrbios da fala. No entanto, atualmente a doença vem se tornando mais comum, embora não seja freqüente, afirma o especialista.

Os 30 anos de ELA, também conhecida como doença de Charcot, serão lembrados com um simpósio que acontece nessa sexta-feira, dia 28, no South América Hotel, em Copacabana. O evento, que começa às 9h tem a participação de especialistas em neurologia da UFRJ, FIOCRUZ, UNIFESP e HSE, entre outros. Para mais informações ligue para 2247-0867 ou passe um e-mail para velgereventos@terra.com.br.

 

Inscrições para Pós-graduação em Ecologia

Estão abertas, até o dia 28 de novembro, as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGE), do Instituto de Biologia (IB) da UFRJ. Com o objetivo de formar profissionais qualificados que possam atuar nas diversas áreas da ecologia, o Programa oferece diferentes enfoques de pesquisa. 

São desenvolvidos projetos nas linhas de Ecologia e Evolução de Comunidades, Ecologia de Águas Continentais (Limnologia), Ecologia Marinha, Ecologia de Populações Animais e Vegetais, Ecologia de Microorganismos e Ensino de Ecologia.

Para o ano de 2009, são oferecidas 16 vagas para o curso de Mestrado e 11 vagas para Doutorado. Mais informações no site http://www.ppgecologia.biologia.ufrj.br.


1º de dezembro

Jornada de Fonoaudiologia da ABBR

“A Fonoaudiologia nas suas diversas áreas de atuação” é o tema da III Jornada de Fonoaudiologia da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR). O evento acontece de 8:30h às 14:30h no Salão de Eventos e tem inscrições gratuitas no Centro de Estudos da instituição.

Dentre algumas das palestras destaca-se a “Comunicação Alternativa, Aumentativa e Inclusão”, ministrada pela professora Yonatta Salarini Vieira Carvalho, Fonoaudióloga do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

Mais informações no site www.abbr.org.br, através do telefone 3528-6404 ou do e-mail centrodeestudos@abbr.org.br. A ABBR fica na rua Jardim Botânico, 660.


2 de dezembro

Conhecendo e reconhecendo a dança

“Políticas culturais para a dança” é o tema do V Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ, organizado pelo Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD). O evento, que tem entrada franca, acontece entre os dias 2 e 11 de dezembro e tem o objetivo de debater sobre a dança e temas a ela relacionados. Para isso conta com palestras, mesas de debate, mostras de dança e apresentação de trabalhos artísticos, entre outros. Acontecem também oficinas de dança de rua e dança de salão, a serem ministradas respectivamente por, Bruno Williams (Grupo de Rua de Niterói) no dia 3 e Jaime Arôxa no dia 4.

Para participar das oficinas, cujas vagas são limitadas, os interessados devem efetuar pré-inscrição através do e-mail: vseminario@ufrj.br e estar presente no evento no dia anterior ao da oficina. Serão entregues, no último dia, os certificados de participação para aqueles com pelo menos 75% de presença.

O V Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ, acontece na Escola de Educação Física e Desportos, av. Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária. A programação completa pode ser conferida no site http://www2.eefd.ufrj.br/danca.


3 de dezembro

III Seminário História das Doenças

Começa no dia 3 de dezembro o III Seminário História das Doenças, destinado a pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Saúde e Ciências Humanas. O evento aborda a história da saúde e das doenças, documentada através dos relatos de médicos, literatos e cronistas em diferentes sociedades.

A programação do evento, que ocorre até o dia 5 de dezembro, conta com a apresentação de trabalhos em conferências e mesas-redondas.

O seminário acontece no Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária. Mais informações através do telefone (21) 3882-9161 ou do e-mail eventosdepes@coc.fiocruz.br.