• Edição 153
  • 19 de novembro de 2008

Agenda

20 de novembro

Encontro Dança e Cultura Afro-brasileira

No Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, acontece nesta quinta-feira (20/11), dia da Consciência Negra, o I Encontro Dança e Cultura Afro-brasileira. Com o objetivo de discutir e refletir acerca das construções artísticas desenvolvidas na contemporaneidade por afro-descendentes ou com foco na cultura negra, o evento contará com palestras, oficinas e mostra de dança.

O encontro é realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Dança & Cultura Afro-brasileira, coordenado pela professora Tatiana Damasceno do departamento de Arte Corporal da UFRJ. Haverá certificado de participação para o evento e a entrada é franca. As vagas para as oficinas, porém, são limitadas.

Inscrições pelo e-mail: encontrodedancaeculturaafro@gmail.com. Informações adicionais: 2570-1247 e 2268-7139. O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro fica na rua José Higino 115, Tijuca.


22 de novembro

II UFRJ Surf

Neste sábado (22/10), acontece a 3ª etapa do II UFRJ Surf. A última etapa dessa edição do evento será no posto 5 da praia da Barra da Tijuca e conta com as categorias pro masculino, pré-masculino e feminina. O campeonato tem apoio do Projeto Surf da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD). Os prêmios incluem pranchas de surf e troféus.

Mais informações nos telefones 9734-2088 (Leandro), 9452-3952 (Guilherme) e 9968-8613 (Thiago).



25 de novembro

75 anos da Faculdade de Odontologia

A comemoração pelos 75 anos da Faculdade de Odontologia acontece nesta terça-feira (25/11), no Salão Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha, a partir das 9 horas. O local tem relação direta com a instituição, que só em 1979 veio para a Cidade Universitária. Embora desde 1884 o curso de Odontologia exista no Brasil, apenas em 1933, a instituição se tornou independente ao se desvincular da Faculdade de Medicina.

 

Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos

Entre 25 e 28 de novembro, ocorre o II Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos. O evento busca discutir e analisar novos paradigmas e estratégias acerca do uso e preservação da diversidade genética como forma de garantir a segurança alimentar e promoção da competitividade agropecuária.

O Simpósio é organizado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e acontece no Hotel Nacional, Setor Hoteleiro Sul - Quadra 1 - Bloco A, em Brasília - DF.


27 de novembro

Fundamentos da Dermatologia

A editora Atheneu lança dia 27 de novembro às 19h, o livro Fundamentos da Dermatologia, de Maria Cristina Ribeiro de Castro e Márcia Ramos e Silva. A primeira é mestre em dermatologia pela UFRJ, enquanto a segunda é médica dermatologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e chefe do serviço de dermatologia da universidade.

Em dois volumes, a obra transmite o que há de mais moderno na dermatologia de forma científico-didática para consulta de estudantes e profissionais. Conta ainda com um DVD trazendo imagens do livro.

O lançamento ocorre no Colégio Brasileiro de Cirurgiões na rua Visconde Silva, 52  – Botafogo – Rio de Janeiro.


27 de novembro

Congresso de Hipnologia

Começa dia 27, o IX Congresso Brasileiro de Hipnologia, que abordará entre outros temas: a hipnofisiologia (hipnose na psiquiatria e na odontologia) e a hipnoterapia. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Hipnose (ASBH) e pela Sociedade de Hipnose Médica do Estado do Rio de Janeiro (SOHIMERJ) e ocorre até o dia 29 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Mais informações nos sites www.sbhipnose.org e www.sohimerj.com.br.

 

ENCIBio

Para discutir a política de biossegurança no Brasil, acontece entre os dias 27 e 30 de novembro, o Encontro Nacional das Comissões de Biossegurança (ENCIBIO). O evento bienal começou em 2002 e vai para a quarta edição, desta vez em São Paulo. Realizado sem o envolvimento de nenhuma sociedade científica de forma direta, o ENCIBio acontece no Hotel Blue Tree Morumbi, av. Roque Petroni Júnior, 1000 – Brooklin Novo – Piso C1, em São Paulo – SP.