• Edição 153
  • 19 de novembro de 2008

Notícias da Semana

Efeitos metabólicos dos ácidos graxos na dieta

Cília Monteiro

Nesta terça-feira (19/11), Cláudio Adrián Bernal, professor titular de Bioquímica e Ciências Biológicas da Universidad Nacional del Litoral (Santa Fé, Argentina), ministrou palestra no Anfiteatro do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ. Foram abordados os efeitos metabólicos dos ácidos graxos na dieta, estudados há quatro anos pelo grupo de pesquisadores ao qual o professor pertence.

– Investigamos o potencial nutricional e metabólico de ácidos graxos trans e seu impacto em uma dieta adequada, a partir de modelo experimental – explica Bernal. De acordo com ele, a quantidade e o tipo de gorduras ingeridas interferem no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, ficando o organismo mais propenso quando não há correto equilíbrio de lipídios.

– São enfermidades cardiovasculares, arterioscleroses, obesidade, diabetes, síndrome metabólica, hipertensão. Correspondem à principal causa de morte no ocidente – aponta o professor. Segundo Cláudio, o ômega três é extremamente importante para a prevenção destas doenças. “Com certas precauções que podem ser tomadas na dieta, é possível precaver-se de muitos problemas. Ômega três, presente em peixes, e ômega seis, encontrado nos óleos vegetais, são elementos importantes”, relata o palestrante. 

Ele acredita que na Argentina, Brasil e em grande parte da América Latina é comum uma alta ingestão de ácidos graxos saturados, prejudiciais à saúde por aumentarem as taxas de colesterol, o que contribui para que os indivíduos desenvolvam doenças crônicas. “Nos países latino-americanos, medidas têm sido tomadas, como uma regulamentação aplicada em agosto de 2006 que obriga as empresas a informarem nos rótulos dos produtos a quantidade de gorduras trans que o alimento contém”, observa Bernal.

No entanto, ele não considera tais medidas suficientes, pois muitas indústrias não indicam os dados corretamente. “Queremos descobrir os reais efeitos do consumo de gorduras trans pela população principalmente latino-americana, que tem poucos estudos, e realizar ações concretas que melhorem a saúde desta população. Almejamos alternativas, através de uma investigação básica, realizando experimentos”, aponta o professor.  

– Também existem outros tipos de ácidos graxos, como o Ácido Linoléico Conjugado (CLA). Descobriu-se que possuem certos efeitos positivos, mas isso fundamentalmente a nível experimental – acrescenta Cláudio. Para ele, existem poucas evidências a nível humano e muitas controvérsias, que pairam entre possíveis efeitos positivos e negativos destas gorduras.

O professor ainda declarou ser a primeira vez que visita o Rio de Janeiro: “Já estive no Brasil, mas nunca aqui. É um grande prazer conhecer a cidade. Além disso, fico feliz em encontrar a professora Maria das Graças Tavares do Carmo, deste instituto, responsável por um excelente grupo, que tem um grande trabalho pela frente”. Cláudio Bernal acredita que intercâmbios de conhecimentos como este rendem muitos frutos e possibilitam que se continue estudando esta e outras linhas de pesquisa.