• Edição 152
  • 13 de novembro de 2008

Agenda

17 de novembro

Seminários da pós-graduação Educação em Ciências e Saúde

Acontece no dia 17, o II Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do programa de pós-graduação Educação em Ciências e Saúde. Dentre os palestrantes, Eduardo Mortimer, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que aborda “Letramento nas aulas de ciências e os projetos temáticos na escola básica”.

O evento ocorre na sala 11, do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES), no bloco A, do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária.

20 anos do Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (Labeim)

Na próxima segunda-feira, dia 17, das 13h às 18h, no auditório do Roxinho (CCMN), o Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (LABEIM) comemora 20 anos de atividade com a promoção do I Simpósio Regional de Erros Natos do Metabolismo.

Haverá mesas-redondas com os temas "O LABEIM e as parcerias" e "Diagnóstico e tratamento"; além de uma mini-apresentação sobre a "Abrangência do LABEIM", pela professora visitante Fernanda Scalco.

O auditório Professor Horário de Macedo, mais conhecido como Roxinho, fica no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN), na Cidade Universitária.


18 de novembro

Palestra do professor Cláudio Bernal

Dia 18 de novembro Cláudio Adrián Bernal, professor titular de Bioquímica e Ciências Biológicas da Universidad Nacional del Litoral (Santa Fé, Argentina), ministra palestra no Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ.

Promovida pelo Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), a palestra conta com a participação de sete universidades de diferentes países latinos: Chile, Costa Rica, México, Espanha, Argentina e Brasil (USP e UFRJ).

O evento acontece às 10h, no Anfiteatro do Instituto de Nutrição, bloco J do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.


19 de novembro

James Cotner faz palestra na UFRJ

James Cotner, professor do departamento de Ecologia, Evolução e comportamento da Universidade de Minnesotta dos Estados Unidos, ministra, no dia 19, a palestra “Microbial Stoichiometry”.

O evento acontece às 14h no Salão Azul, no prédio do CCS, bloco A. Após o encontro, Cotner segue para o laboratório de Limnologia, no departamento de Ecologia da UFRJ, para debater com a comunidade. Informações adicionais no site: www.biologia.ufrj.br.


21 de novembro

III Seminário História das Doenças

Vão até o dia 21 de novembro, as inscrições para os trabalhos orais do III Seminário História das Doenças, que acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro no auditório Rodolpho Paulo Rocco, do Centro de Ciências e Saúde da UFRJ, na Cidade Universitária.

Os trabalhos serão organizados em conferências e mesas-redondas entre os palestrantes convidados pela comissão organizadora. Informações adicionais podem ser obtidas no site: www.medicina.ufrj.br/IIIsemihd.


23 de novembro

Congresso Brasileiro de Ornitologia

A XI edição do Congresso Brasileiro de Ornitologia começa no dia 23 de novembro e se estende até sexta-feira, 28. O evento busca promover a interação entre estudantes e profissionais que atuam na área de Ornitologia. Além de valorizar o contexto interdisciplinar do ramo biológico que se dedica às aves.

O congresso ocorre no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, e na programação inclui painéis, exposições, mesas-redondas, mini-cursos e palestras.

Informações e inscrições no site: http://www.uefs.br/cbo/index.html.


A partir de 24 de novembro

II Fórum Científico da Bacia de Campos

O II Fórum Científico da Bacia de Campos no Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM) acontece entre os dias 24 e 28, das 8h às 19h. A programação conta com mini-cursos, palestras, mesas-redondas, apresentação de projetos e oficinas.

O local do evento é o NUPEM, localizado na rua Rotary Club s/ nº, São José do Barreto, Macaé. Mais informações pelo e-mail forumcientifico@nupem.ufrj.br ou pelo telefone (22) 2759-3431.


25 de novembro

75 anos da Faculdade de Odontologia

Acontece dia 25 de novembro a comemoração pelos 75 anos da Faculdade de Odontologia. O evento ocorre às 9h no Salão Pedro Calmon do Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha.