• Edição 151
  • 06 de novembro de 2008

Cidade Universitária

UFRJ planeja cidade universitária para 2020

Miriam Paço - AgN/CT

Em palestra realizada em outubro, na 4ª UFRJ Sustentável, o professor Pablo Benetti, urbanista e presidente do comitê técnico que elabora o Plano Diretor da universidade, mostrou as principais diretrizes do projeto ao apresentar o tema intitulado “Planejamento Ambiental da Cidade Universitária: Plano Diretor da UFRJ – 2020”.

– A oportunidade que o Plano Diretor traz é a de discutir como a UFRJ está colocada na sociedade, qual a sua contribuição; a oportunidade é a de repensar o papel da universidade, que se deve colocar a serviço da sociedade que a sustenta –, defendeu Pablo Benetti. 

O urbanista valorizou a importância da dupla integração da universidade, um dos aspectos defendidos pelo Plano Diretor. Tal processo consiste em promover não apenas a integração interna, entre as unidades, mas também com as comunidades vizinhas, que atualmente possuem poucas opções para o lazer, e a cidade. “Encontramos unidades com extraordinária vitalidade e uma contribuição efetiva com a sociedade e outras que não tem muito esse percurso. O que se tenta agora é caminhar no sentido de uma universidade cuja meta seja a solidariedade entre as suas unidades e também, uma universidade na qual o conhecimento e a colaboração frutifique uma melhor relação com a sociedade”, declarou.

O presidente do comitê técnico recorreu a elementos históricos para mostrar o desmonte pelo qual viveu a universidade nos últimos 40 anos. De acordo com o Bennetti, que apresentou mapas ilustrativos de antigos planos da Cidade Universitária percorrendo as décadas de 60, 70 e 80, tais projetos acabaram por privilegiar o sistema de transporte rodoviário, ao contrário do que pretende fazer o atual Plano Diretor. “Esses planos reforçaram o caráter elitista e isolacionista da universidade, além da própria criação dos edifícios que se configuram como espaços fechados em si mesmo”, criticou.

Pablo Benetti apresentou as diretrizes gerais que compõe o Plano Diretor com previsão de implantação até 2020: Cidade Universitária ambientalmente correta, conectada à cidade e ao Estado, com favorecimento ao transporte coletivo e a integração de sistemas, e também integrada internamente com prioridade a pedestres e centros de convivência, e que a cidade universitária seja um local de inovação e inclusão, com usos urbanos compartilhados.

Especificamente quanto ao desenvolvimento ambiental, o Plano prevê a construção de um parque da orla, abertura de novos canais, reserva do canal da Cunha, reserva da ilha do Catalão, edificações sustentáveis, modelo de ocupação e desenvolvimento urbano, além de uma preocupação com a destinação de resíduos e coleta seletiva, economia de energia, emissões gases de efeito estufa, controle da qualidade da água e preservação de áreas de mangue e da boa qualidade da Baía de Guanabara.