• Edição 149
  • 23 de outubro de 2008

Agenda

24 de outubro

I Fórum de Comunicação e Saúde

 

Com o objetivo de estimular o exercício da escuta e da entrevista dos pacientes durante a consulta médica, acontece, entre os dias 24 e 31 de outubro, o I Fórum de Comunicação e Saúde. O evento é realizado pelo Projeto Cultura e Saúde, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, e busca discutir o tema “Entrevista, escuta e registro: interfaces em comunicação e saúde”. Além de mesas-redondas, a programação inclui a exibição do filme Santo Forte, de Eduardo Coutinho, e o recital da flautista Odette Ernest Dias.

O evento ocorre das 16 às 20 horas, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, na avenida Pasteur, número 250, 2º andar, campus da Praia Vermelha.

 



29 de outubro

“Anatomia das paixões”

Em comemoração aos 200 anos do surgimento da primeira Cátedra Anátomo-cirúrgica no Brasil, a Casa da Ciência da UFRJ recebe a mostra “Anatomia das paixões: a criação do som” a partir do próximo dia 29 de outubro. A exposição, que vai até 16 de novembro, apresenta o sistema auditivo humano segundo aspectos morfofuncionais, biofísicos, cognitivos e artísticos. Para isso, conta com instalações de videoarte e peças anátomo-artísticas que inserem o público em um contexto anatômico, estético e funcional da audição.

Ainda no dia 29 de outubro, juntamente com a mostra, acontece o Simpósio “Anatomia das paixões: um reencontro das artes e das ciências nas formas plástica e musical”. O evento busca resgatar a memória da Cátedra Anátomo-cirúrgica e do professor José Maurício Nunes Garcia Júnior – seu co-fundador, anatomista e também artista do século XIX.

A Casa da Ciência da UFRJ fica na rua Lauro Müller, nº 3, Botafogo, Rio de Janeiro. Confira a programação completa do Simpósio no site http://www.icb.ufrj.br/.


30 de outubro

Ciclo de debates sobre saúde

Dia 30 de outubro, no auditório do Centro de Estudos do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA), da UFRJ, acontece um ciclo de debates voltado para estudantes e profissionais de enfermagem. Pela manhã, das 8h30 às 12h, a discussão envolverá a "Atuação do enfermeiro Home Care, Auditoria e Saúde do Trabalhador"; na parte da tarde, entre 14h e 17h, o tema será "Uma contribuição da Enfermagem ao Dia Nacional de Combate à Sífilis: conhecendo para melhor cuidar".

As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas, antecipadamente, pelo e-mail debates.enfermagem@gmail.com. O auditório da HESFA fica na avenida Presidente Vargas, nº 2.863, Cidade Nova.

 

Seminário de Qualificação do Fonoaudiólogo

Na próxima quinta-feira, dia 30, o Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Rio de Janeiro (SINFERJ) promove o I Seminário de Qualificação do Trabalhador Fonoaudiólogo. Entre os temas em debate, estão “Novos Rumos da Fonoaudiologia”, “Políticas Públicas de Saúde do Trabalhador”, “Programa Saúde na Escola” e “Fórum de Políticas Públicas de Saúde”. A programação do evento conta ainda com o pré-lançamento do Memorial da História da Fonoaudiologia III-SINFERJ.

O Seminário acontece no Auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA), localizado no 2º andar, bloco A, na rua Ibituruna, nº 108, Tijuca, Rio. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (21) 2524-5067 ou pelo e-mail sinferj@yahoo.com.br.

 

Congresso do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, acontece no Centro de Convenções do município de Bonito, Mato Grosso do Sul, o XI Congresso Regional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

O evento é uma oportunidade para a discussão de alguns temas como próteses cirúrgicas e biomateriais, trauma, cirurgia metabólica e estética como especialidade cirúrgica.


03 de novembro

Encontro de Capoeira dos alunos da EEFD

Entre os dias 3 e 5 de novembro, acontece, na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ, o Encontro de Capoeira dos Alunos da EEFD. O evento é organizado por professores da Escola e conta com a colaboração dos estudantes. No primeiro dia de atividades, o Diretor Cultural Raphael de Sá Marques ministra a palestra “Origem da Estação Primeira de Mangueira”, seguido pelo Mestre Mano que aborda o tema “Capoeira Angola no Rio de Janeiro”. Já no dia 4, os professores Tania Werner e Carmelino Souza Vieira falam, respectivamente, sobre “Avanços da Educação Física Adaptada no Brasil” e “Capoeira Ação Social e Prática”. No dia 05, a programação inclui ainda mesa-redonda sobre “Velha Guarda da Capoeira”, Roda Feminina, Roda Inclusiva, Maculelê e Samba de Roda.

As atividades acontecem a partir das 11h, no Auditório Maria Lenk e no Ginásio de Lutas da EEFD. A Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ fica na Avenida Carlos Chagas, 540, Cidade Universitária.


04 de novembro

II Encontro com mestres populares

A Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ promove o II Encontro com Mestres Populares na UFRJ, entre os dias 4 e 7 de novembro, e reúne mestres populares de São Paulo, Espírito Santo e Rio de janeiro para oficinas, debates e trocas de experiência.

O evento será realizado na própria EEFD e contará com os grupos populares Batuque de umbigada, Boi Brilho de Lucas, Fado de Quissamã, Jongo Cafimbinha, Caxambu do Salgueiro, Caxambu de Santo Antônio de Pádua, Folia de Reis Manjedoura da Mangueira, Cirandas de Tarituba. As inscrições são gratuitas, porém limitadas, e podem ser feitas pelo e-mail encontrocommestresufrj@oi.com.br ou telefone (21) 9236-9102.

Mais informações pelo site www2.eefd.ufrj.br/ciafolc.


Até 10 de novembro

Jornada em Farmacologia e Química Medicinal

Já estão abertas as inscrições para a IV Jornada do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da UFRJ. O evento, destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, acontece nos dias 13 e 14 de novembro deste ano.

Os interessados podem se inscrever até 10 de novembro, na Secretaria de Pós-graduação do curso, localizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco J, sala J1-001, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone (21) 2562-6447 ou pelo e-mail posgrad@farmaco.ufrj.br.