• Edição 148
  • 16 de outubro de 2008

Cidade Universitária

Plano Diretor UFRJ 2020 prevê ampliação vertical do CCS

Diego Paes – AgN/CT

O Plano Diretor UFRJ 2020 (PD) pretende promover a integração da Cidade Universitária com as comunidades vizinhas, além da interação entre os cursos da universidade, desfazendo a concepção da fragmentação; suas diretrizes presumem a ampliação das unidades acadêmicas da Cidade Universitária. Dentre as propostas estudadas está à expansão vertical do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que atualmente possui dois andares e que pelas concepções gerais do Plano passará a ter, no mínimo, quatro pavimentos. A ampliação vertical é uma estratégia para melhor aproveitar os espaços da Cidade Universitária, como explica o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Pablo Benetti.

– Não é apenas no CCS que pretendemos edificar quatro pavimentos,  como mínimo, é uma norma que pensamos deverá ser aprovada para todo o desenvolvimento da Cidade Universitária. O objetivo é aumentar a densidade em áreas universitárias, propiciar uma economia na manutenção, otimizar a terra disponível, ou seja, ter uma atitude ambientalmente mais responsável da que a UFRJ teve no passado, quando a maioria das suas edificações (da década de 70 – CCMN, CCS e Letras) adotou o gabarito de dois pavimentos ocupando objetivamente o dobro de área. Até quatro pavimentos o acesso pode ser feito primordialmente com rampas e escadas–, disse Benetti, que integra o Comitê Técnico do PD.

Sobre a quantidade de pavimentos Benetti informou que a adoção mínima é de 4, mas novas edificações poderão ter seis, oito ou até doze andares dependendo da área escolhida para a construção das expansões universitárias e das demandas específicas de cada unidade. Ainda, de acordo com ele, outro fator determinante para a adoção vertical é o impacto ambiental, já que a superfície utilizada pelas edificações no caso do CCS será a metade da atual, evitando, assim, maior impermeabilização do solo, possibilitando maior área verde no campus, melhorando a qualidade do ar.

Quanto às outras unidades acadêmicas, fora da ilha do Fundão o professor Pablo Benetti, afirmou que está sendo aguardada a devolução de um formulário que sinaliza as necessidades de transferência destas unidades para a Cidade Universitária. Segundo ele o Comitê Técnico do PD tem feito ensaios preliminares contemplando a criação de uma nova área para estas unidades, criando condições que favoreçam a intergração com outras disciplinas.