• Edição 147
  • 09 de outubro de 2008

Microscópio

Dia Mundial da Alimentação discute estratégias de combate à fome


Miriam Paço - AgN/CT

No dia 16 de outubro, mais de 150 países realizam campanhas e organizam projetos para discutir e propor soluções para o problema da fome no mundo. Trata-se do Dia Mundial da Alimentação, criado em 1945 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

De acordo com Cheila Mothé, professora da Escola de Química da UFRJ e presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos Regional RJ (SBCTA/RJ), o principal objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da discussão em torno da fome e da desnutrição. Segundo estimativas da ONU, existem cerca de 850 milhões de pessoas passando fome no mundo.

A SBCTA é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, criada para promover e estimular a geração e disseminação de conhecimento em ciência e tecnologia de alimentos e sua aplicação para o bem comum através de congressos, seminários, simpósios, cursos e mesas-redondas, dentre outras atividades.

Anualmente, os organizadores elegem um tema diferente para lembrar a data. Já foram discutidos “Biodiversidade e segurança alimentar” (2004); “Agricultura e diálogo de culturas” (2005) e “O Direito à Alimentação” (2006-2007). O foco deste ano será “O alimento do futuro”. Segundo Cheila, “a expectativa é que a sociedade seja conscientizada não apenas sobre a importância do combate à fome, mas paralelo a isso, sobre a relevância da segurança alimentar, da nutrição e da qualidade e quantidade de alimentos nos próximos anos”, informou.

As iniciativas esse ano incluem a campanha Telefood, que utiliza programas de televisão, rádio, esporte e música, dentre outros, para transmitir alertas de urgência para o problema da fome.

Este assunto é interdisciplinar, de acordo com a presidente da SBCTA. Segundo ela, o problema da fome envolve principalmente as áreas de Alimentos, Nutrição, Saúde e Economia. “Não há como não ser interdisciplinar. Com fome, o indivíduo se torna impotente diante de qualquer situação”, afirmou.

A participação dos jovens nesse dia costuma ser significativa, não apenas entre os que já fazem algum curso de graduação relacionado como também entre aqueles interessados em contribuir para a erradicação da fome. “Essa é uma forma efetiva de ajudar, porque a conscientização é uma maneira de educar e a educação é o melhor caminho para se conseguir qualquer coisa. Apenas não desperdiçar já ajuda muita gente”, declarou a professora.

No Brasil, o programa “Fome Zero” do Governo Federal vai ao encontro dos objetivos do Dia Mundial da Alimentação. “Milhares de famílias têm sido beneficiadas com acesso a alimentos, fortalecimento da agricultura familiar, geração de renda e controle social. Se o Governo Federal continuar com esses ministérios, conseguiremos atingir algumas metas, tais como a diminuição da fome e a desnutrição. Eu acredito que este seja um caminho eficaz para erradicar a fome”, defendeu Cheila.

Ela acrescentou que, para resolver esse problema, é preciso também pensar em outras deficiências do Brasil. “Essa questão deve ser discutida paralelamente à questão da inclusão social. Não pode haver tanta injustiça social nesse país, porque temos em consequëncia o desdobramento de altos índices de violência. Para resolver a fome é preciso, antes de tudo, haver justiça e inclusão social”, afirmou.

Na UFRJ

A universidade realiza no próximo dia 16, a partir das 9h30, no Salão Nobre do Centro de Tecnologia (CT), na Cidade Universitária, diversas palestras para comemorar o Dia Mundial da Alimentação. Dentre elas, destacam-se: “Alimentos x Biocombustíveis”, proferida por Carlos Wanderlei Piler de Carvalho, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); “A inovação da Nestlé com foco em Nutrição, Saúde e bem-estar”, com Jorge Mattar, da Nestlé, e “Disponibilidade de alimentos”, com Jean Marc Von der Weid, da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (ASPTA). A abertura será feita por Walter Suemitsu, decano do Centro de Tecnologia.