• Edição 145
  • 25 de setembro de 2008

Agenda

Formação pedagógica de preceptores

Estão abertas as inscrições para a primeira turma de formação pedagógica de preceptores. O curso pretende intervir na melhoria da formação médica por meio da capacitação pedagógica dos preceptores do Internato. Foi construído, pela equipe gestora do projeto e pelos preceptores envolvidos, um modelo de formação pedagógica, tendo por suporte metodológico a problematização das práticas em saúde e em educação, e as tecnologias da informação e da comunicação como mediadoras para "formar os formadores".

O curso será realizado no período de 27 de outubro a 15 de dezembro próximos, com 180 horas de duração, em regime semi-presencial. Aos que concluírem, será fornecido um certificado de aperfeiçoamento emitido pela Pró-reitoria de Extensão da UFRJ. As vagas para essa primeira turma são limitadas em 20, prevendo-se a formação de outra turma ainda em 2008. As inscrições podem ser feitas no NUTES, Laboratório de Currículo e Ensino, sala 33, bloco A, subsolo, Edifício CCS. Telefones para contato: 2562-6355 e 2562-6356.


29 de setembro

Biosemana 2008

A XII Semana Acadêmica de Biologia da UFRJ acontece de 29 de setembro a 3 de outubro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS –UFRJ). O evento faz parte das comemorações pelos 40 anos do Instituto de Biologia (IB – UFRJ) e reúne estudantes de graduação e pós-graduação, propiciando a troca de experiências nas áreas acadêmico-científica, educacional e de extensão.

A programação inclui mesas-redondas, palestras e oficinas sobre ciência, educação, sociedade e política. Dentre os temas abordados, estão: "Ameaças e conservação da avifauna brasileira", "O cérebro ameaçado – novos alvos bioquímicos para o processo de extinção do medo" e "Educação ambiental no Brasil". A Semana conta ainda com a presença do Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, que fala sobre "Ambientalismo no Brasil".

A Biosemana ocorre nos auditórios Rodolpho Paulo Rocco e Hélio Fraga, no CCS, na ilha da Cidade Universitária. Confira a programação completa em www.biologia.ufrj.br/biosemana.


30 de setembro

Plantio de árvore celebra 200 anos da Faculdade de Medicina

A entrada principal do Centro de Ciências da Saúde (CCS – UFRJ) ganha, na próxima semana, uma ornamentação ilustre. Trata-se do plantio da muda de plátano – a árvore de Hipócrates, o pai da Medicina – doada pela Prefeitura da Ilha de Cós, na Grécia. A cerimônia faz parte da série de comemorações dos 200 anos da Faculdade de Medicina.

O evento ocorre no dia 30 de setembro, em frente ao bloco K do prédio do CCS, a partir das 10h30. O Centro de Ciências da Saúde fica na avenida Carlos Chagas Filho, 373, na Ilha da Cidade Universitária, no campus do Fundão.


1º de outubro

IV Jornada de Reabilitação

No dia 1° de outubro, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, o Hospital Municipal de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro promove sua IV Jornada de Reabilitação – este ano, sobre o tema "Fonoaudiologia a serviço do envelhecimento". O evento conta com workshops sobre "Cuidados prolongados – Protocolo de avaliação fonoaudiológica" e "Avaliação fonoaudiológica em leito hospitalar". A programação inclui ainda diversas palestras relacionadas a assuntos como "Atendimento fonoaudiológico ao idoso hospitalizado", "Envelhecimento do sistema estomatognático" e "Contribuição da fonoaudiologia para diminuir a incidência de pneumonias no idoso".

A IV Jornada de Reabilitação acontece das 8h30 às 16h30, no Auditório do Hospital Municipal de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro, localizado na avenida Boulevard 28 de setembro, nº 109 – fundos, Vila Isabel, Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até amanhã (26/9). Mais informações pelo telefone (21) 9886-6705 ou através do e-mail fonocintia@yahoo.com.br.


2 de outubro

Leopoldo de Meis recebe título de Emérito

No próximo dia 2 de outubro, o professor Leopoldo de Meis, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, recebe o título de professor emérito, concedido pelo Conselho Universitário da UFRJ. A sessão solene acontece às 18 horas no salão Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura, localizado na avenida Pasteur, número 250, 2º andar, campus da Praia Vermelha.


4 de outubro

Curso de Diversidade Sexual

Começa, no próximo dia 4 de outubro, o curso de Formação em Identidades de Gênero e Diversidade Sexual, oferecido pela UFRJ. Juntamente com o curso, acontecem aulas sobre Gravidez na Adolescência. As atividades são destinadas aos profissionais de educação das redes pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, que devem comprovar vínculo. Os participantes recebem dupla certificação.

As aulas ocorrem em Nova Iguaçu, aos sábados, das 8 às 17 horas. O curso vai até 29 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade.


Até 5 de outubro

III Semana da diversidade sexual da UFRJ

As inscrições para a III Semana da Diversidade Sexual da UFRJ (www.eco.ufrj.br/diversidade) estão abertas até o dia 5 de outubro. A inscrição será feita, neste período, exclusivamente por meio do e-mail.

O auditório Muniz Aragão, local do evento, tem a limitação de 100 lugares. Os organizadores emitirão certificado de participação para aqueles que comparecerem a pelo menos dois dias de evento.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail com nome, telefone, e-mail, instituição, curso e ocupação para diversidadesexual@gmail.com.


5 de outubro

VIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Com o objetivo de estimular a produção científica e divulgar os resultados das pesquisas realizadas na área, a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) realiza, entre os dias 5 e 9 de outubro, a VIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo. Este ano, serão abordados temas como: "Doença de refluxo gastroesofágico e esôfago de Barrett", "Distúrbios funcionais do trato gastro-intestinal", "Terapêutica das pancreatites agudas e crônicas", "Procedimentos minimamente invasivos: NOTES-Endoscopia-Laparoscopia", dentre outros assuntos. 

O evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, Distrito Federal. Mais detalhes sobre a Semana pelo telefone (61) 3322-2626 ou no site http://www.gastro2008.com.br.


7 de outubro

IX Congresso Internacional de Biologia Celular

De 7 a 10 de outubro, ocorre o IX Congresso Internacional de Biologia Celular, em Seul, na Coréia do Sul. Com o tema "Challenge of life sciences: molecules and cells", o evento é promovido pela Federação Internacional de Biologia Celular (IFCB) e busca integrar áreas distintas relativas à biologia celular, como imunologia, bioquímica, biofísica, biologia molecular e fisiologia. Além disso, o Congresso tem por objetivo atrair não apenas biologistas celulares, como também pesquisadores e cientistas que trabalhem nos campos biológico e médico. Mais informações em http://www.iccb2008.org.


8 de outubro

XX Congresso de Ginecologia e Obstetrícia

Entre os dias 8 e 11 outubro, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) promove seu XX Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Brasil Central. O evento é realizado ainda em parceria com a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul (SOGOMAT-SUL). Com o objetivo de permitir a atualização médica dos profissionais, o Congresso conta com palestras, conferências e mesas-redondas sobre temas relevantes e atuais relacionadas à área, tais como "Gestação na Adolescência", "Controvérsias em Endocrinologia Ginecológica" e "HPV um vírus sem fronteira – Infecção local ou regional".

O XX Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Brasil Central da FEBRASGO acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Para mais informações, os interessados podem acessar www.opec-eventos.com.br/ginecologia.