• Edição 143
  • 11 de setembro de 2008

Teses

Lipídios bioativos em processo de lesão por obstrução ureteral unilateral



Luana Freitas

No dia 15 de setembro, a estudante Karine da Silva Verdoorn, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ, defende sua tese de mestrado às 09 horas, na sala G1-022. O estudo, intitulado “Papel de lipídios bioativos em processo de lesão por obstrução ureteral unilateral e tentativa de preservação do tecido renal por terapia celular”, teve a orientação do Professor Marcelo Einicker Lamas, também do IBCCF.

Segundo Karine, o bom funcionamento dos rins depende da interação entre as vias de sinalização desencadeadas a partir da membrana plasmática e os processos de transporte iônico realizados através do epitélio renal. Interferências nestes processos podem levar a disfunções, afetando o equilíbrio do organismo. A mestranda ressalta que as doenças renais representam um sério problema para a saúde pública, uma vez que o tratamento carece de terapias efetivas. Não é à toa que vêm sendo desenvolvidas novas terapias envolvendo células-tronco, com especial destaque para a ação parácrina destas.

Dessa forma, o estudo em questão procurou analisar a atividade de ATPases transportadoras de íons e a geração de lipídios bioativos no epitélio renal de ratos Wistar adultos. O modelo de lesão renal crônica nos animais foi induzido por obstrução ureteral unilateral (OUU) e, na tentativa de preservação do tecido, por tratamento com células mononucleares de medula óssea (CMO). Estas últimas foram ressuspensas em tampão e injetadas na veia cava inferior dos ratos imediatamente após estes terem sido submetidos à obstrução ureteral unilateral. Para a análise, foram utilizados um grupo controle (SHAM), um grupo não tratado que sofreu a cirurgia obstrutiva e não recebeu a injeção de CMO, além de outro obstruído tratado com CMO.

O exame macroscópico indicou que os rins obstruídos apresentaram um aumento do índice renal, porém o grupo tratado manifestou menor índice quando comparado ao não tratado. A análise revelou ainda que a atividade e expressão da Na++K+-ATPase cai tanto nos rins obstruídos não tratados, quanto nos tratados. Em relação à atividade da Na+-ATPase, não houve diferença entre os grupos analisados. No entanto, na avaliação da Ca2+-ATPase, o tratamento com CMO manteve os níveis de expressão desta bomba semelhantes no rim operado e em seu par contra-lateral.

O estudo das vias de sinalização por lipídios bioativos, por sua vez, permitiu observar, nos animais OUU, uma tendência de aumento nos níveis de fosfatidilinositol-4-fosfato. De acordo com a pesquisa, a obstrução aumentou a disponibilidade de diacilglicerol nos rins operados dos animais OUU e OUU+CMO, quantificado através da formação de ácido fosfatídico. Além disso, induziu o aumento de ceramida, apesar de o tratamento com CMO ter sido capaz de impedir este efeito. Também foi observada ação benéfica do tratamento sobre os rins obstruídos, através do aumento na atividade da esfingosina cinase. Nos rins obstruídos dos animais OUU, ocorreu maior expressão do receptor do tipo 1 para o ácido lisofosfatídico.

Os resultados revelaram, portanto, que a lesão renal por OUU provoca intensa disfunção do órgão tanto por danos causados em diferentes processos de transporte iônico, quanto por desequilíbrios em vias de sinalização que envolvem lipídios bioativos. Além disso, o estudo permitiu concluir que as CMO apresentam potencial regenerativo no rim.