• Edição 142
  • 05 de setembro de 2008

Cidade Universitária

Iluminação do Fundão amplia uso racional da energia

Luana Freitas

Com o objetivo de economizar energia e promover a segurança no campus, a Prefeitura da Cidade Universitária vem dando continuidade ao projeto de iluminação elétrica da UFRJ. As obras prosseguem em frente à Reitoria e na avenida Carlos Chagas Filho. Os trechos já finalizados vão da praça Giulio Massarani até a praça Samira Nahid Mesquita e desta até a avenida Pedro Calmon.

Segundo o engenheiro Sérgio Siqueira, diretor da Divisão de Redes Hidráulicas e Elétricas da Prefeitura da Cidade Universitária, o sistema representa, sobretudo, eficiência energética para a universidade, já que permite não apenas reduzir os gastos com energia, como também diminuir os custos de manutenção da rede elétrica. Além disso, a nova iluminação traz forte impacto para o Plano Integrado de Segurança, uma vez que ajuda na visualização de ruas e avenidas pelas 16 câmeras que captam imagens do campus.

– A melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública traduz-se em melhor imagem da ilha da Cidade Universitária, favorecendo a circulação, as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e o lazer noturno, além de ampliar também o uso racional da energia elétrica -–, afirma o engenheiro.

O projeto ainda não possui prazo de conclusão, já que, segundo Sérgio, a continuidade das obras depende de novos investimentos. No entanto, através de recursos da Petrobrás, uma nova frente passa a integrar o plano: o trecho localizado entre as praças Giulio Massarani e Edson Abdalla Saad.

Para o diretor, a iluminação pública mostra-se essencial à qualidade de vida na Cidade Universitária, pois atua como instrumento de cidadania e segurança, permitindo que moradores e estudantes da UFRJ desfrutem plenamente do espaço público no período noturno. “Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação previne a criminalidade, embeleza as ruas e avenidas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens, facilita a hierarquia viária, orienta percursos, aproveita melhor as áreas de lazer e é um fator decisivo para as aulas práticas realizadas ao ar livre”, conclui Sérgio.