• Edição 141
  • 28 de agosto de 2008

Cidade Universitária

Nova linha de ônibus integra Barra, Zona Norte e Fundão

Luana Freitas

No último dia 25, entrou em funcionamento a nova linha especial de integração ônibus-ônibus que liga a ilha da Cidade Universitária ao terminal Alvorada e a bairros da Zona Norte. Além de ganhar mais rapidez em suas viagens, estudantes e moradores do campus doFundão vão poder economizar nas tarifas.

Com a integração, passageiros que partem da Barra, de Engenheiro Leal e de Irajá pagam apenas R$3,40 para seguir até o Fundão. Assim, usuários das linhas 296 (Castelo–Irajá) e 311 (Praça XV–Engenheiro Leal) e da linha expressa Del Castilho-Barra embarcam nas linhas 634A e 696A (Del Castilho-Fundão) sem custos adicionais. O ponto de integração fica na avenida Pastor Martin Luther King, 126, ao lado do shopping Nova América.

Hélio de Mattos, prefeito da Cidade Universitária, acredita que o novo serviço é fundamental para a integração da Cidade à Barra da Tijuca e a outros bairros próximos, como Jacarepaguá. "A partir do terminal Alvorada, o passageiro que for para o Recreio e outras regiões tem uma opção mais rápida. Também servirá para conexões para Engenheiro Leal e Irajá, que são regiões de transportes", afirma Hélio.

A prefeitura da Cidade Universitária, juntamente com a Secretaria Municipal de Transportes, vem desenvolvendo ainda projetos que visam racionalizar o sistema de transporte coletivo. Segundo Hélio, são realizadas reuniões periódicas com a Secretaria com o objetivo de melhorar o serviço. "A Reitoria da UFRJ tem solicitado à Secretaria Municipal de Transportes a abertura da integração metrô-ônibus entre a Praça XI e a ilha da Cidade Universitária. À semelhança da integração metrô-ônibus Del Castilho – Fundão. Lembro que aproximadamente 80% de nossos estudantes se deslocam para a ilha da Cidade Universitária de ônibus", declara o prefeito.

A nova linha de integração ônibus-ônibus funcionará, em caráter experimental, por 90 dias, de segunda a sábado das 5 às 24 horas e, domingos e feriados, das 7 às 23 horas.