• Edição 140
  • 21 de agosto de 2008

Agenda

Oficina de saúde vocal

O projeto Saúde Vocal divulga a nova programação para o segundo semestre. As oficinas de saúde vocal oferecidas são voltadas para professores e alunos e destacam pontos importantes para a manutenção do bom funcionamento da voz. O curso, coordenado por Ângela Garcia, professora da Faculdade de Medicina (FM), é fruto de uma parceria entre o curso de Fonoaudiologia da FM e a Coordenação de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A nova programação prevê, além dos encontros da Escola de Educação Física e Desportos, na Cidade Universitária, oficinas no campus da Praia Vermelha, agendadas para a Faculdade de Educação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail projetolicenciandos@yahoo.com.br.

Confira a programação completa.

Praia Vermelha

1 - 3/9 a 15/10 (às quartas-feiras, das 11h às 12h40)
2 – 3/9 a 15/10 (às quartas-feiras, das 17h às 18h30)

Cidade Universitária

1 – 27/8 a 1/10 (às quartas-feiras, das 11h às 12h40)
2 – 9/9 a 14/10 (às terças-feiras, das 13h30 às 15h)

 

Simpósio em Educação Física na UFRJ

A Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD) recebe, na última semana de agosto, o III Simpósio em Educação Física e Dança. O encontro é realizado pelo Centro Acadêmico e reúne alunos e profissionais da área para debater temas da Educação Física, da cultura e da arte, bem como os avanços alcançados e ainda almejados pela classe.

O evento acontece dos dias 25 a 29 de agosto, haverá oficinas, cursos e conferências de especialistas. Para o encerramento estão previstas atividades culturais. As inscrições para o III Simpósio são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de agosto. Os inscritos poderão também enviar trabalhos para apresentação oral durante o evento. Para isso, é preciso enviar o texto com os requisitos indicados para simposioeefdufrj@gmail.com. A lista completa de normas está disponível em www2.eefd.ufrj.br/3simposio.


Até 22 de agosto

Pós-graduação em Geriatria e Gerontologia

Estão abertas, até o dia 22 de agosto, as inscrições para o curso de pós-graduação latu sensu em Geriatria e Gerontologia, ministrado por profissionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Com o objetivo de oferecer capacitação para aplicação de conhecimentos em Geriatria e Gerontologia em atividades interdisciplinares, o curso é destinado a médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais profissionais da área da saúde que já tenham concluído o ensino superior. Os formandos recebem o título de Especialista em Geriatria e Gerontologia.

As aulas teóricas, que começam dia 6 de setembro, ocorrem aos sábados, em São Paulo, no auditório do Age – Vida Ativa na Maturidade. A prática do curso tem início apenas em 2009, às sextas-feiras, em horários variáveis.

As inscrições custam R$70 e devem ser feitas das 9h às 18h, no Age – Vida Ativa na Maturidade, na avenida Brigadeiro Luís Antônio, nº 4348.

Valor total parcelado em 12 pagamentos de R$ 648. Mais informações no site www.agemais.com.br/gerontologia2008 ou pelo telefone (11) 3188-3003.


23 de agosto

Fisioterapia Respiratória em UTI

Nos dias 23 e 24 deste mês, acontece no Hotel Debret, em Copacabana, o Curso de Fisioterapia Respiratória em UTI para Fonoaudiólogos. O curso conta com a presença da fisioterapeuta Mônica Rodrigues e pretende aprofundar conhecimentos em fisiologia respiratória, ventilação não-invasiva e ventilação mecânica invasiva, principalmente no que diz respeito às intervenções hospitalares em UTI. No dia 23, ocorre de 9 às 17h30 e, no dia 24, de 8h30 às 12h30.

O Hotel Debret fica na avenida Atlântica, nº 3564, em Copacabana.


3 de setembro

XII Congresso de Nutrologia

Ocorre nos dias 3, 4 e 5 de setembro o XII Congresso de Nutrologia. O evento aborda temas relacionados à nutrição esportiva, pediátrica, parenteral, enteral, obesidade, síndrome metabólica e nutrologia estética. Dentre as atividades, a apresentação de trabalhos científicos, cursos e exposições.

O congresso acontece em São Paulo, no hotel Maksoud Plaza, localizado na alameda Campinas, 150. Para mais informações e      inscrições, basta acessar http://www.abran.org.br/congresso/index.htm ou telefonar para (11) 3523-9732.