• Edição 139
  • 14 de agosto de 2008

Agenda

15 de agosto

Desafios no tratamento da doença de Alzheimer

No próximo dia 15, o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro realiza a Sessão do Centro de Estudos sobre o tema “Desafios no tratamento da doença de Alzheimer”, com a palestrante Valeska Marinho (UFRJ).

O evento acontece às 10h30, no auditório Leme Lopes, no Instituto de Psiquiatria, que fica na avenida Venceslau Brás, nº 71, campus da Praia Vermelha.


Até 15 de agosto

Ciência da Musculação na Uni-Brasil

A Uni-Brasil (Faculdades Integradas do Brasil) de Curitiba está lançando uma nova pós-graduação na área de Ciências da Musculação.

A especialização é voltada para profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e demais cursos na Saúde. Tem como objetivo a capacitação em prescrições de exercícios físicos para pessoas com necessidades especiais, idosos e jovens. Fornece também algumas noções de organização e administração de academias e de marketing pessoal.

As inscrições para o curso podem ser feitas até 15 de agosto no campus da faculdade, rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã.


16, 23 e 30 de agosto

Curso em psiquiatria, no Hospital do Fundão

O Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) oferece, durante o mês de agosto, o Curso de Atualização em Temas de Psiquiatria e Psicologia de Hospital Geral. Entre os objetivos do curso, destacam-se atualizar os profissionais de hospital geral, além de preparar aqueles que pretendem fazer estágio em psiquiatria e psicologia no HUCFF.

Voltadas para psicólogos, estudantes de Psicologia, médicos e estudantes de Medicina, as aulas devem ser divididas em três módulos. O primeiro ocorre dia 16 de agosto, seguido dos outros, dias 23 e 30 do mesmo mês. Os encontros acontecem no auditório da Associação Brasileira de Psiquiatria, que fica na avenida Presidente Wilson, 164, 9º andar, no Centro do Rio de Janeiro. Mais informações sobre investimento e inscrições ficam disponíveis no telefone 2562-2601, das 9h às 12h ou pelo e-mail cursohospitalgeral@gmail.com.


Até 7 de setembro

Exposição 200 Anos

Ocorre, até o dia 7 de setembro, no Museu Histórico Nacional, a exposição “Saúde e Medicina no Brasil e Portugal - 200 Anos", sobre esta trajetória no Brasil e em Portugal.

A exposição acontece de terça à sexta-feira, das 10h às 17h 30, e sábado, domingo e feriados, das 14h às 18h. O Museu Histórico Nacional fica localizado na praça Marechal Ancôra, Centro, Rio de Janeiro. Mais informações no site www.museuhistoriconacional.com.br.


23 de agosto

II Simpósio de Oncobiologia

Já estão abertas as inscrições para o II Simpósio do Programa de Oncobiologia, que ocorre nos dias 23 e 24 de setembro. O evento conta com a participação de dois convidados: Verjovski-Almeida, do Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo, e Ricardo Brentani, diretor do Instituto Ludwig de Pesquisas sobre Câncer de São Paulo.

O Simpósio acontece no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), Bloco K, Centro de Ciências da Saúde, no campus do Fundão. Os interessados podem enviar resumos e inscrições para o e-mail simposio_oncobiologia@yahoo.com.br.


Até 30 de outubro

Inscrições para Verão em Farmacologia

Estão abertas, até o dia 30 de outubro, as inscrições para o II Curso Prático de Verão em Farmacologia, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal da UFRJ.

O curso é destinado a estudantes de graduação interessados pelo assunto e acontece de 2 a 13 de fevereiro de 2009. Mais informações no site www.farmaco.ufrj.br/cursodeverao ou através do e-mail cursodeverao@farmaco.ufrj.br.