• Edição 138
  • 7 de agosto de 2008

Teses

Estoque e mobilização de Polifosfato em ovos de insetos

Cília Monteiro

No dia 8 de agosto, Fabio Mendonça Gomes, mestrando do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), defende sua dissertação “Estoque e mobilização de Polifosfato em ovos de Rhodnius prolixus e Drosophila melanogaster”. A defesa ocorre às 10 horas, na sala G1-022. Os orientadores do estudo são os professores Ednildo de Alcântara Machado e Kildare Rocha de Miranda, ambos do IBCCF.

Segundo o mestrando, o Polifosfato inorgânico (PoliP) é uma molécula descrita em diversos organismos. Apesar da ampla descrição, sua função durante a embriogênese permanece desconhecida. O trabalho é um estudo do acúmulo e das variações de PoliP durante a embriogênese de Rhodnius prolixus, o barbeiro,e de Drosophila melanogaster, a mosca.

Em Rhodinus prolixus, observou-se por meio de técnicas enzimáticas que PoliP está armazenado principalmente sob a forma de polímeros de cadeia curta. Quando a variação de PoliP, obtida por técnicas espectrofluorimétricas, foi comparada com a variação de fosfato (Pi) e Ca+2, verificou-se que havia uma alta correlação entre eles sugerindo uma regulação conjunta.

A visualização dos locais de estoque de PoliP com DAPI evidenciou o armazenamento em vesículas de 0,5 µm, tamanho bastante reduzido quando comparadas a grânulos de vitelo. Estas pequenas vesículas também possuem cálcio e outros átomos metálicos em sua matriz.

Como a redução dos níveis de PoliP durante o período estudado era concomitante ao início de processos de fusão entre vesículas, a ativação de hidrolases e a degradação de proteínas de vitelo, verificou-se se o PoliP estocado em ovos poderia estar participando da modulação destes eventos.

Utilizando ensaios de fluorimetria, constatou-se que na presença de PoliP, a atividade de proteases aspárticas responsáveis pela degradação das proteínas de reserva que estão estocadas dentro do ovo foi inibida. PoliP também inibiu a degradação de proteínas de vitelo em ovos de dia 3 em ensaios in vitro.

A indução de processos de fusão resultou na degradação de frações do polímero presente em grânulos de vitelo. Além disso, indução da antecipação da degradação de vitelo a partir de infecção fúngica, também levou a antecipação da degradação de PoliP em ovócitos vitelogênicos.

Em Drosophila melanogaster, PoliP estava presente em polímeros de cadeia curta. Por microscopia de fluorescência, foi identificado o acúmulo de PoliP nas vesículas acídicas. Quando analisadas por microanálise de elementos, observou-se que estas vesículas possuíam grande estoque de fósforo e cálcio. Tais propriedades sugerem que elas pertençam à família dos acidocalcissomos, organelas descritas inicialmente em tripanosomatídeos e que, hoje, acredita-se estarem presentes em diversos modelos.


Influência do hipertireoidismo de acordo com o sexo

Cília Monteiro

A mestranda Flávia Fonseca Bloise defende sua dissertação “Modulação da população de Linfócitos Murinos induzida por hipertireoidismo” no dia 12 de agosto, às 10 horas, na sala G1-022 do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF). A orientação do estudo foi feita pelas professoras Carmen Cabanelas Pazos de Moura, do IBCCF, e Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM).

De acordo com a mestranda, os hormônios tireoideanos modulam diversos sistemas do organismo. Contudo, sua influência sobre o sistema imunológico ainda não está bem elucidada. Flávia Bloise procurou investigar a influência do hipertireoidismo sobre a fisiologia de órgãos linfóides primários e secundários decamundongos machos e fêmeas pré-púberes.

Observou-se que o hipertireoidismo constitui um estímulo trófico ao baço de camundongos machos e fêmeas, sendo capaz de induzir a redução do percentual populacional de linfócitos B residentes deste órgão, significativamente em machos. Entretanto, o hipertireoidismo não foi capaz de induzir alterações expressivas no perfil populacional de linfócitos T e B residentes dos linfonodos mesentéricos, assim como o percentual populacional dos linfócitos T residentes do baço parece não ser afetado pelo excesso de hormônio tireoideano. Ao analisar a influência do hipertireoidismo na maturação de linfócitos T, notou-se que, apesar do peso e celularidade tímica estarem relativamente aumentados em machos hipertireóideos, o percentual das subpopulações de timócitos parece não ser afetado. Já as fêmeas hipertireóideas não apresentaram alterações significativas do peso, celularidade ou subpopulações tímicas.

Os resultados obtidos levaram a crer que o hipertireoidismo é capaz de modular as populações de linfócitos B residentes em órgão linfóides secundários de forma e tecido específicos. No timo, o hipertireoidismo parece não afetar a linfopoiese T, no entanto, constituí estímulo trófico em machos. Os dados obtidos levam a crer que a influência exercida pelo hipertireoidismo sobre o sistema imunológico está associada a fatores ligados ao sexo.