• Edição 138
  • 7 de agosto de 2008

Cidade Universitária

Empresa apresenta plano de ação de telefonia

Miriam Paço - AgN/CT

Na última segunda-feira, (4/8), na 43ª Plenária de decanos e diretores, foi apresentado o plano de ação da empresa Inovax, com a qual a Prefeitura da Cidade Universitária travou uma parceria, em maio deste ano, pela busca de mudanças no sistema de telefonia da UFRJ. A empresa, sediada na Incubadora de Empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), é responsável por estabelecer metas e soluções.

A partir da contratação da Inovax foi possível realizar levantamentos dos principais entraves do atual sistema de telefonia da Universidade. De acordo com Manoel Alberto Rodrigues Neto, diretor da empresa, o objetivo inicial era criar um processo de gestão continuado para resolver, paulatinamente, as questões de atendimento às necessidades de redução dos altos custos das telecomunicações. Ainda, incrementar as sinergias entre iniciativas já existentes, detalhar um plano de ação evolutivo e estabelecer processos internos de controle que consigam alcançar um sistema de comunicação adequado.

– Nossa Reitoria vem discutindo integração de voz e dados e por isso fizemos uma parceria com a Inovax. A partir do levantamento do que era necessário, fizemos algumas ações e há outras futuras –, informou Hélio de Matos, prefeito da Cidade Universitária.

Com as informações obtidas foi possível definir os principais desafios a serem enfrentados pela Universidade: falta de informação, o que dificulta o planejamento técnico e gerencial; falta de uma abordagem de avaliação de custo-benefício de onde são aplicados os recursos; falta de controle e gerências eficazes; falta de uma gestão continuada e falta de referência que gera incertezas sobre as expectativas e inibe a tomada de decisões.

– A UFRJ deveria ter uma sede de referência nacional com comunicação, gestão e processos bem estruturados. A realidade está longe do desejável. Muitos problemas se escondem por trás da noção de falta de verbas. No entanto, houve um reconhecimento de boa vontade e empenho das pessoas e a perspectiva dos usuários é muito baixa, o que representa uma vantagem, pois se torna relativamente fácil atender e superar suas expectativas –, informou o diretor da Inovax.
Atualmente, o sistema da UFRJ possui serviços de baixa qualidade e alto custo. A Universidade sofre com a falta de ramais, indefinição da expansão (como no CCS) e necessidade de melhorias nas unidades do Largo de São Francisco (IFCS), como nova central e internet mais veloz.

A nova estrutura de telefonia oferece alta disponibilidade de serviços, interligação com redes públicas, funcionalidades avançadas e facilidade de expansão dos ramais, o que contribui para a longevidade dos benefícios dos investimentos.

O novo sistema, cujas ações emergenciais já foram parcialmente iniciadas, como comunicação de dados, otimização de investimentos e renovação da rede para facilitar a criação de novos ramais, não deve ser concluído antes de meados de 2009. Além destas, outras ações devem ser realizadas, tais como a verificação continuada (um requisito para manutenção da qualidade do sistema), funcionalidades avançadas (redes PABX), construção de um centro integrado de serviços, comunicação e gerência para unir, aos poucos, todo o campus.

– A cultura da universidade é muito particular, porque a maior parte da organização normalmente tem outras coisas mais importantes para fazer e também porque a universidade possui um aspecto questionador que no âmbito administrativo não é bom, pois leva à dúvida em cima do que está sendo proposto. Não basta apenas boa vontade, é preciso agir –, concluiu Manoel Alberto.