• Edição 137
  • 31 de julho de 2008

Agenda

4 de agosto

Interfaces: Medicina e Estatística

O seminário em questão ocorre, nos dias 4 e 5, em comemoração aos 200 anos da Faculdade de Medicina da UFRJ. O tema central abordado é a discussão de métodos úteis para a avaliação de procedimentos de saúde.

O Workshop é destinado a profissionais, pesquisadores e professores das áreas médica, de probabilidade ou de estatística. O evento acontece às 8 h, no auditório Alice Rosa, 11° andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ. O HUCFF está localizado na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, ilha da Cidade Universitária, campus do Fundão.


6 de agosto

Aula inaugural da Escola de Enfermagem Anna Nery

A Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ está cumprindo uma programação acadêmica, até o final do ano, que faz parte das comemorações de seus 85 anos. Entre essas atividades está a aula inaugural do segundo semestre do curso de enfermagem que ocorre no próximo dia 6.

Com o tema: “Integralidade do cuidado em saúde e a formação do enfermeiro – uma questão de responsabilidade pública”, a aula será ministrada pela professora Regina Lúcia Monteiro Henriques, sub-reitora de Extensão e Cultura da UERJ.

O evento acontece às 9h no auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ, na ilha da Cidade Universitária, no campus do Fundão.


8 de agosto

Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

A “Conferência Inaugural do Curso de Pós-Graduação: Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil” promovida pela Maternidade Escola, da UFRJ, conta com a participação de Tânia da Silva Pereira, representante da OAB/RJ no conselho de direito da criança e do adolescente e com a coordenação de Marcus Renato de Carvalho, professor do departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, e Marisa Schargel Maia, pesquisadora da Maternidade Escola.

A conferência acontece às 10h, no salão Nobre da Maternidade que fica na rua das Laranjeiras, 180.


13 de agosto

Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática

O VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática – ENZITEC 2008, que conta com sessões técnicas, workshops e mesas redondas acontece de 13 a 15 de agosto e pretende discutir os avanços da pesquisa, as perspectivas de aplicação da tecnologia enzimática e estabelecer parcerias entre os participantes de universidades, institutos de pesquisa, órgãos do governo e empresas.

O Seminário acontece no Hotel Windsor Barra, localizado na avenida Sernambetiba 2.630, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas, mas também podem ser feitas nos dias do evento. Mais informações e inscrições pelo site: http://www.enzitec.com.


17 de agosto

II Semana de Pós-Graduação de Bioquímica Médica da UFRJ

Os alunos do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ promovem, de 15 a 19 de setembro de 2008, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) do campus do Fundão, a II Semana de Pós-Graduação de Bioquímica Médica. A edição deste ano aborda diferentes aspectos de temas importantes como dengue, alvos terapêuticos no câncer e inclusão de deficientes no ensino superior. A programação científica inclui ainda minicursos, apresentações de pôsteres e sessões orais de alunos pós-graduandos da área.

As inscrições vão até 17 de agosto. Mais informações: www.spgbioqmed.com ou pelo e-mail semanapg@bioqmed.ufrj.br.


Até 22 de agosto

II Congresso Catarinense de Saúde Coletiva

Estão abertas até o dia 22 de agosto as inscrições para o II Congresso Catarinense de Saúde Coletiva. O evento ocorre entre os dias 11 e 14 de novembro de 2008 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), localizado no campus universitário, bairro Trindade, em Florianópolis.

O congresso é promovido pelo programa de Pós-graduação de Saúde Pública da UFSC e tem como temática a comemoração dos 20 anos do SUS.  O objetivo é alcançar o intercâmbio entre entidades, profissionais da área da saúde e usuários do sistema sob uma perspectiva interdisciplinar.

Inscrições de trabalhos e mais informações no site: http://www.saudecoletiva.ufsc.br.