• Edição 137
  • 31 de julho de 2008

Teses

Geração de ceramidas nas membranas proximais renais


Geralda Alves

Lindsey Matos Cabral Pomodoro, doutorando do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ, defende a tese "Geração de ceramidas nas membranas basolaterais de túbulos proximais renais, e seu papel na regulação do transporte de Na+", dia 1º de agosto, às 10h na sala G1-09. O estudo teve a orientação do professor Marcelo Einicker Lamas do IBCCF.

De acordo com o doutorando os túbulos proximais renais são responsáveis pela manutenção do volume extracelular, já que este segmento do néfron está envolvido em 60% do processo de reabsorção de fluidos nos rins. Na membrana basolateral do túbulo proximal, estão presentes os transportadores ativos primários, sendo a (Na+/K+)ATPase (bombeia o sódio em massa para o interstício),  responsável pela geração do gradiente de sódio na célula, gradiente este, necessário para o transporte de íons do lúmen para dentro da células epiteliais renais. A Na+-ATPase, responsável pela regulação do ajuste fino da reabsorção renal, além da  (Na+/K+)ATPase, foram enzimas de interesse nesse estudo. Foi mostrado que ceramida e ceramida-1P não modulam a (Na+/K+) ATPase em no modelo biológico. No entanto, concentrações nanomolares de ceramida (200 nM), inibem a atividade da Na+-ATPase; tendo a ceramida-1P um potencial inibitório maior sobre a enzima (efeito máximo com 100 nM).

O efeito inibitório da ceramida sobre a Na+-ATPase ocorre via ativação de PKA, já que este efeito é abolido quando se incubam as membranas com 10 nM do inibidor específico de PKA, peptídeo 5-22. Foi ainda mostrada a presença da esfingomielinase ácida e neutra na membrana basolateral renal, além da presença e caracterização parcial de uma ceramida cinase, mostrando assim a presença de geradores de ceramidas em membranas basolaterais renais. Na busca de ativadores para este sistema gerador de ceramidas, foi mostrado que o AMPc estimula a atividade da ceramida cinase, efeito este que é revertido pela incubação com o inibidor de PKA. Esta é a primeira demonstração de regulação por cinases de uma CerK. Desta forma, hormônios e autacóides que ativam a via AMPc/PKA, apresentam-se como potenciais moduladores deste sistema de sinalização via esfongolipídios.