• Edição 136
  • 24 de julho de 2008

Microscópio

Temas variados em congresso de Biologia Celular

Heryka Cilaberry

Abordar todos os assuntos, graus e níveis da biologia da célula – é o que promete o “XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular S.B.B.C.” que ocorre entre os dias 27 e 30 deste mês no Centro de Convenções Bourbon, em São Paulo. O evento que acontece a cada dois anos conta com a participação de estudiosos vindos de diversas partes do globo e é aberto a graduandos, pós-graduandos e pesquisadores.

O tema central dessa edição é a união entre pesquisa básica e aplicação clínica, que segundo Luiz Eurico Nasciutti, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ e um dos organizadores do congresso, é um assunto cada vez mais recorrente:

– O foco desse ano está voltado para a pesquisa básica e aplicação clínica. Isso está acontecendo em todos os níveis, cada vez mais, integram-se as duas áreas. Quando se fala em biologia celular, fala-se em pesquisa básica. Só que a cada dia a pesquisa está mais integrada à aplicação clínica.

A pesquisa do câncer também figura entre os assuntos abordados pelo evento, através da análise de biologia celular, molecular e genética. Com especial enfoque para a matriz extracelular. “Ficou provado que o microambiente onde as células estão tem um papel muito importante na função a ser desenvolvida naquele momento, se produzirá alguma coisa. Quando a gente fala de microambiente a gente fala de matriz extracelular, todo aquele material que a célula produz e descarta. Hoje quando se analisa câncer, crescimento de tumores benignos, onde há proliferação de células de forma anormal o estudo da matriz extracelular é fundamental”, explica a necessidade do assunto o professor.

Outros temas como imunologia e parasitologia, frequentemente abordados em congressos, ganham destaque na programação do evento paulista. As terapias celulares contam também com uma vasta gama de atividades previstas como explica Luiz Eurico:

– Há muitas atividades relacionadas com o uso das terapias celulares, bioengenharia e patologias, como por exemplo, infarto do miocárdio, pesquisa de células tronco do sistema nervoso, muscular e para a reparação de tecidos como cartilagem e ossos.

Faz parte do congresso também um grupo importante de pesquisadores que trabalha com a biologia do desenvolvimento. Ou seja, com a análise celular e molecular do desenvolvimento, desde a fecundação ao indivíduo adulto, através de estudos feitos em aves, camundongos, insetos, em peixes e em anfíbios, como os sapos. Havendo inúmeros modelos que são utilizados para compreender uma série de fenômenos que ocorrem no desenvolvimento humano. No desenvolvimento fetal dos organismos, você tem a preservação de algumas características, então você pode usar analogamente comparando um organismo com outro.

Durante todos os 13 congressos já realizados, um tema nunca foi negligenciado e se torna cada vez mais uma obrigação e uma necessidade para o próximo: o ensino da biologia celular. Para trabalhar tal desafio há a abertura de um espaço para apresentação de modelos originais e inovadores.

– Em 2006, no congresso em Búzios, uma cidade menor, fizemos com que todo o ensino Fundamental e Médio fosse envolvido com a realização do congresso. Durante o ano fizemos atividades nas escolas e criamos eventos durante o congresso para que alunos apresentassem trabalhos e fossem premiados. Então, atividades desse tipo estão programadas – relembra o pesquisador.

Todos os temas serão abordados através de várias opções de mini-cursos, conferências e mesas redondas, cada uma terá a participação de três a quatro pesquisadores nacionais e internacionais.

Para atender às necessidades dos estudiosos que vêm de fora do Brasil, algumas mudanças foram implementadas; uma delas é a realização da maioria das atividades em inglês. É o que explica o professor:

– Nós ainda temos a dificuldade de que tudo seja em inglês. Isso já mudou e está mudando, porque antes era tudo em português. Mas nos últimos três congressos, a maior parte das atividades foi em inglês, pelo menos a gente insiste que toda a apresentação de slides seja em inglês mesmo que a pessoa fale em português – destacou.

A Divulgação da pesquisa de biologia celular desenvolvida no Brasil é o principal objetivo de um evento com as dimensões “XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular S.B.B.C.”, mas outra importante meta é a integração entre pesquisadores e acadêmicos de diversas regiões do país e até do mundo.

– É uma chance de ver no que as pessoas estão trabalhando, o que estão pesquisando. Além de ser uma contribuição para trabalhos de cooperação, possibilidades de estágios de pós-doutoramento, sanduíches fora ou dentro do país – conclui o organizador.