• Edição 136
  • 24 de julho de 2008

Agenda

25 de julho

Sessão do Centro de Estudos do IPUB

Ocorre no dia 25 de julho a Sessão do Centro de Estudos doInstituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ. O evento acontece às 10h30, no auditório Leme Lopes, na avenida Venceslau Brás 71, fundos, no campus da Praia Vermelha.

A Sessão aborda a evolução legal da questão das drogas no Brasil. Os convidados são Marcelo Cruz, professor da UFRJ, e Joaquim Domingos de Almeida Neto, do IX Juizado Especial Criminal do Rio de Janeiro.

 

VII Curso de Extensão de Álcool e Drogas

No dia 25 de julho começa o VII Curso de extensão de Álcool e Drogas: A Contribuição da UFRJ, destinado a profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação. Os encontros ocorrem durante as sextas-feiras, das 9 às 12 horas, com término em 12 de setembro.

O local do curso é o auditório do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA), na rua Afonso Cavalcanti 20, Cidade Nova, Centro. Maiores informações pelos telefones 3184-4407 ou 2521-9497.


26 de julho

Extensão em Formação Farmacêutica ao Paciente

Com vagas limitadas, a Faculdade de Farmácia promove seu 5º Curso de Extensão em Formação Farmacêutica ao Paciente. O professor responsável é Ricardo Justen Moreira da Costa, que abordará temas como as bases da Atenção Farmacêutica e a orientação farmacêutica aos pacientes, com discussão de casos clínicos. Entre as doenças abordadas estão diabetes, anemias, dislipidemias e hipertensão. O curso acontece das 9h às 16h, com intervalo para almoço.

Mais informações e inscrições podem ser feitas na Faculdade de Farmácia, bloco A, 2º andar, sala 47 (Secretaria do LACFAR), prédio do Centro de Ciências da Saúde, na Ilha da Cidade Universitária, das 9h as 15h, com Lusinete. Telefones: 2562-6423, 2562-6419 e 9700-2301.


31 de julho

Obesidade Mórbida no Brasil

Ocorre em Salvador entre os dias 31 de julho e 2 de agosto a quinta edição do Best (Bariatric Endoscopy Surgery Trends). Esse ano o evento internacional discute a obesidade mórbida no Brasil e no mundo através da opinião de renomados especialistas vindos de países da América Latina, Estados Unidos e Bélgica.

A doença já atinge 2% da população brasileira, morrem anualmente cerca de 80 mil pessoas por doenças relacionadas ao excesso de peso como hipertensão, diabetes, apnéia do sono e problemas nas articulações, entre outras. E já somam 15 a 20 mil por ano os que se submetem ao procedimento cirúrgico para reverter este quadro.

Ressaltando técnicas e avanços dessa cirurgia, o evento tem como ponto alto a transmissão ao vivo de 15 intervenções cirúrgicas realizadas no Hospital de Salvador. Conta também com mesas-redondas e conferências.

O Best 2008 acontece no Centro de Eventos do Pestana Bahia Hotel localizado na rua Fonte do Boi, nº 216,  Rio Vermelho, em Salvador, Bahia. Maiores informações através do site: www.best-brazil.com.


2 de agosto

Despoluição do Canal do Cunha

Acontece no dia 2 de agosto o “Seminário Popular sobre a Despoluição Integrada do Canal do Cunha e a preservação da Serra da Misericórdia”. Os temas a serem discutidos são: controle social e participação cidadã, programa de despoluição da Baía de Guanabara, PACs de Manguinhos e do Alemão e dragagem do Canal do Cunha.

O seminário ocorre no período de 9h30 a 17h, no auditório do subsolo do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na ilha da Cidade Universitária, campus do Fundão.


Até 4 de agosto

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, com o prazo para entrega de trabalhos até o dia 4 de agosto. O objetivo é reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, universitários, pesquisadores e equipes de pesquisa, além de contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados ao Mercosul.

O tema desta edição do prêmio é “Biocombustível” e é necessário que os candidatos estejam vinculados ao Mercosul, seja pela nacionalidade, pela naturalidade ou pela residência nos países membros. A solenidade de entrega dos prêmios acontece no dia 20 de outubro, em local a ser definido. Informações e inscrições pelo site: www.unesco.org.br/premiomercosul.


Até 5 de agosto

Treinamento em Serviço Social

Estão abertas as inscrições para o II Curso de Treinamento Profissional em Serviço Social na Área de Saúde. O curso ocorre de 26 de agosto de 2008 a 13 de agosto de 2009, oferecido pelo Serviço Social do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). É destinado a assistentes sociais com até dez anos de conclusão do curso.

São dez vagas oferecidas, com prova de seleção no dia 6 de agosto, das 9 às 13 horas. As inscrições são realizadas através do site do HUCFF (www.hucff.ufrj.br), onde se deve clicar em especialidades, logo após em serviço social e por fim em ficha de inscrição.


8 de agosto

Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

No dia 8 de agosto acontece a Conferência Inaugural do Curso de Pós-Graduação: Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil, que discute o cuidado como valor e direito fundamental.

A Conferência conta com a participação de Tânia da Silva Pereira, representante da OAB/RJ no Conselho de direito da criança e do adolescente. Os coordenadores do encontro são Marcus Renato de Carvalho, professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, e Marisa Schargel Maia, pesquisadora da Maternidade-Escola da UFRJ.

O evento ocorre no auditório Nobre da Maternidade-Escola da UFRJ, na rua das Laranjeiras, 180. O horário de início é às 10h e a entrada é franca.