• Edição 136
  • 24 de julho de 2008

Cidade Universitária

Fundão sedia campeonato de ciclismo

Marcello Henrique Corrêa

Por mais uma vez, a Cidade Universitária da UFRJ abre espaço para o ciclismo. A “III Etapa do Campeonato Estadual Estrada” ocorre no próximo domingo, 27 de julho, nas ruas e avenidas do campus. Em abril desse ano, quando a II Etapa da mesma competição foi realizada, também no Fundão, o Olhar Vital publicou a matéria “Esporte e lazer na Cidade Universitária”, lembrando que a Cidade pode ser também uma opção de lazer, principalmente para a zona norte e Leopoldina, no entorno da Ilha.

No próximo domingo, o público que já freqüenta o campus aos fins de semana conta com mais essa programação, que deve atrair um expressivo número de espectadores, de acordo com o prefeito de Cidade Universitária, Hélio de Mattos. “Todo o público interno da UFRJ e do nosso entorno está sendo convidado. Aliado a isso temos a divulgação da corrida que é feita pela grande mídia como o canal SPORTV e Globo Esporte, da TV Globo”, comenta o prefeito.

Apoio da Cidade Universitária

Assim como na etapa de abril, a Prefeitura Universitária fornece o apoio necessário para que tudo corra bem no evento. “A Prefeitura entrará com o apoio logístico na área de segurança. As viaturas da Divisão de Segurança (DISEG) fazem a abertura das corridas e o comboio dos esportistas durante todo o circuito. Em todo o percurso, ônibus e carros são desviados no momento em que o comboio passa”, esquematiza Hélio de Mattos.

Apesar do apoio, o prefeito informa que não foi estabelecido nenhum tipo de convênio entre a PU e a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), assim como com a Liga Carioca de Ciclismo (LCC), que também é responsável pela organização do evento. “A Federação enviou um oficio solicitando o espaço. O campus é escolhido pelo circuito com curvas e longas retas das avenidas Horácio Macedo e Carlos Chagas Filho. As praças Giulio Massarani e Edson Saad também são ótimas para a prática do ciclismo”, explica o prefeito. “Além disso essas pistas foram reformadas; recentemente tiverem seus pavimentos trocados através de um convênio de R$ 4,5 milhões com a Petrobras”, completa.

Para Mattos, uma valorização do espaço como opção de lazer pela Prefeitura do Rio de Janeiro também é viável. “Não existe no momento essa colaboração entre a UFRJ e a Prefeitura do Rio de Janeiro, mas temos perspectiva para isso. O campus da Ilha da Cidade Universitária é o ‘Aterro do Flamengo’ nos fins de semana da comunidade que reside no entorno”, compara o prefeito, lembrando que já somam cerca de 5 mil os freqüentadores do Fundão aos sábados e domingos.

A “III Etapa do Campeonato Estadual Estrada” está marcada para começar às 9h do próximo domingo, dividida nas categorias: Estreantes, Junior, Juvenil, Sub-30, Master A, Master B, Master C, Elite Feminina e Elite Masculina. Os atletas das categorias Estreante, Junior e Juvenil estão isentos da taxa de inscrição e podem se inscrever pelo site www.ativo.com até amanha, 25 de julho. Para os demais atletas, o prazo para o depósito da taxa se encerrou hoje, 24 de julho. A participação é exclusiva para atletas federados pelo Estado do Rio de Janeiro.