• Edição 135
  • 17 de julho de 2008

Notícias da Semana

Angiogênese: da pesquisa básica à aplicação científica

Heryka Cilaberry

Foram necessárias cadeiras extras para acomodar os 130 ouvintes que lotaram durante dois dias (16 e 17) o auditório Hélio Fraga no Centro de Ciências da Saúde, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O motivo para o grande comparecimento foi o simpósio Angiogênese: da pesquisa básica à aplicação clínica, aberto para estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores, e destinado a fazer uma ponte entre a pesquisa fundamental e sua aplicação clínica.

– O conteúdo do simpósio é o processo de Angiogênese, nome que se dá à formação de vasos sanguíneos a partir de vasos já pré-existentes, através de células que se desprendem da parede do vaso, se proliferam e se organizam em um novo – explicou o professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e organizador do simpósio, Luiz Eurico Nasciutti.

Para falar sobre o tema, o evento contou não só com pesquisadores da casa, mas também com estudiosos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Teve ainda as participações internacionais de Anne Eichmann, do Instituit National de la Santé et de la Recherche Médicale (INSERM) e Jean-Léon Thomas da Université Pierre & Marie Curie. Para Luiz Eurico, o intercâmbio de pesquisadores é válido.

– Trazer profissionais de diversos lugares não é obrigatório para um evento, mas é importante porque é uma maneira de se saber o que está sendo produzido no mundo, mesmo dentro do país, ou região. É também uma forma de encontrar pessoas que estejam trabalhando de acordo com o mesmo sistema e que possam estabelecer cooperações, ou grupos de trabalho – enfatiza o professor.

Para atingir um de seus objetivos, a integração entre a área de pesquisa básica e a clínica, o simpósio envolveu pessoas voltadas para análise da angiogênese no ponto de vista celular e molecular e quem utiliza esses conceitos na parte clínica. Para a obtenção de estratégias para o tratamento de patologias, há a necessidade de uma intensa pesquisa. Como explicou Luiz Eurico, a importância do estudo é fundamental para avanços na pesquisa de doenças como câncer.

– Quando há uma lesão na pele, há também a destruição de tecidos e morte de vasos sanguíneos. Para haver a regeneração dos tecidos, os vasos sanguíneos são importantes, é o processo de angiogênese que deve acontecer sempre. Tumores e outras lesões patológicas, também para crescer, precisam de vasos sanguíneos, dos nutrientes, de alimentos. Tumor só cresce se houver vascularização eficiente. Por isso se estuda muito o processo de angiogênese, para buscar formas de tratamento para diversas doenças, como o câncer ou outros tumores. A célula tumoral produz fatores que estimulam o crescimento de vasos sangüíneos, ela cria o ambiente ideal para se desenvolver –, esclarece Luiz Eurico.

Outro grande objetivo do evento também foi largamente atingido: trazer os universitários para o simpósio. Como as inscrições eram abertas também para graduandos e pós-graduandos, o evento contou com grande participação desses estudantes.

– Trazer este evento para dentro da universidade e possibilitar que os estudantes participem era o objetivo maior desse simpósio. E realmente, eu diria que 70% ou 80% dos frequentadores eram estudantes de graduação ou pós-graduação. Uma boa parte de graduandos já está fazendo Iniciação Científica. O simpósio é um estímulo a mais para eles e pôde-se ver que eles ficaram até o fim participando. Estamos muito contentes –, concluiu o professor.