• Edição 134
  • 10 de julho de 2008

Microscópio

Memória e liderança em produtos naturais

Raquel Oliveira - AgN/CT

Nem todos os medicamentos à base de produtos naturais que estão no mercado fazem bem à saúde. Esta advertência, dada por Ângelo da Cunha Pinto, professor do Instituto de Química da UFRJ e especialista em química de produtos naturais, faz parte das desmistificações que se pretende fazer na “I Escola Temática em Química” –  idealizada por ele e pela professora Cláudia Rezende, também do Instituto – que acontece nos dias 21 a 23 de julho no auditório Horácio Macedo, no CCMN, ilha da Cidade Universitária.

Segundo o professor, há um exagero por parte da grande mídia em relação aos produtos. Para ele, tende-se a focar demasiadamente em um fitofármaco específico, apesar do ramo ser muito mais amplo do que os meios de comunicação fazem parecer. Cunha cobrou, ainda, maior controle químico desses elementos, pois, sem fiscalização, corre-se o risco de envenenar a população com elementos que não têm ação nenhuma, o que na prática já ocorre.

Os organizadores do evento querem, ainda, retomar o interesse por produtos naturais no Rio de Janeiro, colocando o estado novamente em uma posição de liderança na produção de fitofármacos e, com isso, motivar professores e estudantes a direcionarem seus estudos para a área. “O Rio de Janeiro, no passado, teve a primazia na área de produtos naturais e, de 15 a 20 anos para cá, ela passou para o estado de São Paulo. Então, o evento é quase um resgate histórico da importância do estado fluminense e, com isso, pretende atrair jovens para essa área, extremamente importante dentro da química”, declarou o estudioso. Outro alvo é trazer os estudantes de Universidades particulares para a Escola, uma vez que é comum ficarem à margem de qualquer processo científico no Brasil.

Homenagem

O professor Nuno Álvares Pereira é médico, farmacêutico, pesquisador aposentado da UFRJ, ex-diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), ex-decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ambos da UFRJ, membro fundador da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) e da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Pereira teve um papel relevante para a farmacologia de produtos naturais no país e foi uma das motivações para que diversos farmacólogos da Universidade enveredassem pelo seu ramo de estudo.

Por ter dedicado sua vida à pesquisa e pelo importante papel que ainda desempenha na área, Nuno, aos 88 anos de idade, será homenageado na abertura da Escola Temática. Através desse ato, Ângelo Pinto acredita estar homenageando também todos os farmacólogos brasileiros.