• Edição 134
  • 10 de julho de 2008

Cidade Universitária

Novos meios de acesso ao Fundão

Cília Monteiro

No último sábado, dia 6 de julho, a ilha da Cidade Universitária ganhou reforço nas opções de transporte, devido à inauguração da linha de integração expressa do Metrô Rio para a Barra, saindo da Estação Nova América (Del Castilho), de onde também partem as linhas de integração para o Fundão, 634A e 696A. No primeiro dia de funcionamento, 1.800 passageiros já utilizaram o serviço.

Os ônibus para a Barra saem do terminal, instalado no estacionamento do Shopping Nova América, em intervalos de dez minutos. A integração segue pela Linha Amarela até o Terminal Alvorada. A tarifa é a mesma das demais integrações do metrô: R$ 3,40.

Outros projetos de melhoria de transporte no campus do Fundão estão sendo planejados pela Reitoria e a Secretaria Estadual de Transportes. No dia 8 de julho houve uma reunião em que estiveram presentes a comunidade docente, representantes da Secretaria e de empresas privadas. Parte do Plano Diretor da universidade, a iniciativa tem como objetivo conectar ativamente a ilha da Cidade Universitária com a cidade e, por extensão, com o estado e o país.

Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, relatou três projetos em curso: o primeiro se refere ao uso da baía de Guanabara para transportes aquaviários, com um ponto de parada no Fundão. Outro é o da ligação do Aeroporto Internacional Tom Jobim à rede ferroviária, em que também haveria uma estação destinada aos estudantes da ilha da Cidade Universitária. O terceiro seria um projeto interno, estimulado pela Secretaria de Transportes, para viabilizar o uso de bicicletas dentro do campus.