• Edição 134
  • 10 de julho de 2008

Notícias da Semana

Terapias Naturais e a saúde da mulher

Cinthia Pascueto - AgN/PV

Diversas questões relacionadas ao sexo feminino são de grande importância para a manutenção da saúde e do bem-estar da mulher: a primeira menstruação e as mudanças físicas e hormonais, sexualidade, homo-afetividade, gravidez, amamentação, infertilidade, climatério, menopausa. Esses e outros temas despertam o interesse de profissionais, pesquisadores e estudantes de áreas da saúde em buscar formas de tratamento e técnicas que possam melhor servir à manutenção da saúde da mulher. Pensando nisso, a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) realiza hoje e amanha (10 e 11 de julho), no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, o 1º Ciclo de Palestras “Terapias Naturais em Saúde da Mulher”.

Segundo Fátima Nascimento Azevedo dos Reis, coordenadora do evento e professora do departamento materno-infantil da EEAN, o ciclo de palestras é uma grande oportunidade para que alunos da graduação tenham contato com terapêuticas naturais, uma vez que a maior parte das pesquisas nessa área é da pós-graduação. “A Escola de Enfermagem Anna Nery é pioneira no ensino de terapias naturais. Por exemplo, a Shantala, técnica oriental de massagem para bebês que visa criar uma aproximação maior da mãe com o filho, além de comprovado benefício para a saúde e bem-estar da criança, é oferecida desde 1974 como disciplina de livre escolha”, conta a professora.

Fátima enfatiza que outras terapêuticas, como a acupuntura e a fitoterapia tem sua eficácia reconhecida pelo Órgão Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. “Na Europa, 70% dos medicamentos prescritos são fitoterápicos e homeopáticos. Remédios tradicionais são receitados apenas em casos particulares ou urgência”, disse, lembrando também que terapias naturais são base de medicinas orientais, como a chinesa.

A fitoterapia é o tema de discussão da palestra de José Carlos Tavares Carvalho, reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e farmacólogo com doutorado em fitofarmacologia. O especialista explica que a fitoterapia, ao contrário do que muitos pensam, é uma terapêutica com base em plantas que integra o rol de medicamentos alopáticos, podendo ser empregada no tratamento de uma série de doenças, tanto sob a forma mais natural e de fácil acesso para a população, como o chá, quanto manipulada pela indústria farmacêutica – que tem demonstrado grande interesse por essa área.

- Um exemplo é a síndrome de ovário policístico. Enquanto na medicina convencional essa síndrome é tratada com hormônios, existe uma planta que é o Agnus castus, já encontrado inclusive como medicamento elaborado, que substitui essa fórmula hormonal terapêutica - e é bem mais resolutiva que o tratamento com hormônio. Em muitos casos, portanto, a fitoterapia é a primeira opção –, explica o reitor, que integrou também a mesa de abertura, ao lado de Fátima Nascimento, Ana Beatriz Azevedo Queiroz, do Núcleo de Pesquisas em Saúde da Mulher (NUPESM/EEAN), Cláudia Santos, chefe do Departamento de Enfermagem Materno Infantil (DEMI/EEAN), e Ívis Emília de Oliveira Souza, também do DEMI.

Os componentes da mesa de abertura destacaram a importância da iniciativa, que abre espaço para novas formas de tratamento não apenas dentro da Escola de Enfermagem Anna Nery, mas para o meio acadêmico voltado à área da saúde e a toda comunidade, como afirma a coordenadora: “homeopatia, fitoterapia, acupuntura, florais de Bach, entre outras terapêuticas naturais podem ser formas alternativas importantes do cuidado com a saúde, e não apenas da mulher. É necessário, no entanto, que estudantes e profissionais da saúde tenham interesse e oportunidade de conhecer o benefício que elas oferecem”, ressalta Fátima dos Reis.

O Ciclo de Palestras “Terapias Naturais da Mulher”, continua nesta sexta-feira, dia 11 de julho, Com a conferência “A fitoterapia e alimentos funcionais na saúde da mulher”, ministrada por José Carlos Tavares, com a apresentação de pôsteres de pesquisas desenvolvidas na UFRJ e com a formação de uma mesa redonda que discute temas como a terapia floral, cromoterapia e a atuação da fitoterapia em casos de TPM, infertilidade e alterações da libido. O segundo dia do ciclo de palestras começa às 13h30, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, que fica à Avenida Pasteur, nº250 – campus UFRJ da Praia Vermelha.