• Edição 131
  • 19 de junho de 2008

Agenda

20 de junho

XVIII Seminário Protecel

No dia 20 de junho, próxima sexta-feira, o Programa de Terapia Celular da UFRJ (PROTECEL), com o patrocínio da Divisão de Pesquisa (DPq), realiza o seu décimo oitavo seminário, aberto ao público externo do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), com o tema: "Transplante Autólogo de Células Tronco no Acidente Vascular Cerebral Isquêmico - Protocolo HUCFF".

O evento acontece no Auditório Professor Halley Pacheco, 8º andar do HUCFF, das 12h às 13h e será ministrado pela doutora Valéria Battistella, Médica da Unidade Neurointensiva do Hospital Copa D'Or e Mestranda da Neurologia/UFRJ. O Hospital Universitário fica na ilha da Cidade Universitária, próximo ao Centro de Ciências da Saúde.


21 de junho

1º Torneio Estudantil de Ginástica Artística

A Federação de Ginástica do Rio de Janeiro (FGERJ) promove dia 21 de junho, a partir das 9 h, no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na ilha do Fundão, na Escola de Educação Física e Desporto, o 1º Torneio Estudantil de Ginástica Artística, que vai reunir alunos iniciantes no esporte e matriculados em qualquer escola das redes de ensino público ou privado do Rio de Janeiro.

No mesmo dia e local acontece ainda a inauguração do Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica. O Centro é o resultado de um patrocínio da Caixa Econômica Federal firmado com a Confederação Brasileira de Ginástica para que sejam feitos centros de treinamentos (CTs) em 14 estados do país e o Rio de janeiro foi um dos contemplados.

As aulas no Centro terão início no dia 24 de Junho e o funcionamento, inicialmente, será as terças e quintas-feiras entre 8h30 e 10h30 e das 13h30 às 14h30. Para inscrever o aluno o responsável deve comparecer com uma cópia da certidão de nascimento.


23 de junho

Turma de medicina descerra placa comemorativa

A comissão de formatura da turma “200 anos de Tradição em Excelência”, da Faculdade de Medicina da UFRJ, realiza no próximo dia 23 de junho a cerimônia de descerramento de sua placa comemorativa.

O ato, que conta com a presença de autoridades como representantes da decania, da Reitoria e da diretoria do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), ocorre no hall de entrada do Hospital, próximo à escultura do brasão com a Minerva, às 13 horas. O HUCFF fica na ilha da Cidade Universitária, no Fundão.


2 de julho

A Ciência do Impossível no Possível Artístico

O artista plástico Walmor Corrêa vai proferir a conferência A Ciência do Impossível no Possível Artístico no auditório do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ).

O evento ocorre no dia 2 de julho, às 12 horas. O auditório se localiza no bloco G do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária – UFRJ.

O trabalho de Walmor Corrêa é notável por possuir uma visão iconográfica daquele que talvez seja o mais significativo nó filosófico da rotina dos cientistas experimentalistas: uma interminável, delicada e essencialmente ilusória dissecção de objetos e observadores, onde o real perscrutável cabe no imaginário, particular, único, confortado por uma lógica de trânsito
universal, conquanto de existência efêmera em bases paradigmáticas.


26 de julho

Curso de Extensão em Formação Farmacêutica ao Paciente

Com vagas limitadas, a Faculdade de Farmácia promove seu 5º Curso de Extensão em Formação Farmacêutica ao Paciente. O professor responsável é Ricardo Justen Moreira da Costa, que abordará temas como bases da Atenção Farmacêutica e orientação farmacêutica aos pacientes, com discussão de casos clínicos. Entre as doenças abordadas estão diabetes, anemias, dislipidemias e hipertensão. O curso acontece das 9h às 16h, com intervalo para almoço.

Mais informações e inscrições podem ser feitas na Faculdade de Farmácia, Bloco A, 2o andar, sala 47 (Secretaria do LACFAR), prédio do Centro de Ciências da Saúde, na Ilha da Cidade Universitária, das 9h as 15h, com Dona Lusinete. Telefones: 2562-6423, 2562-6419 e 9700-2301.

Anteriores