• Edição 131
  • 19 de junho de 2008

Cidade Universitária

Homenagem surpreende filha orgulhosa

Marcello Henrique Corrêa

Recentemente, uma agradável surpresa ajudou a preservar a história de uma família. Lúcia Stock, filha da professora Maria Dolores Lins de Andrade deparou com o nome de sua mãe na placa de uma das ruas da Cidade Universitária. A professora contribuiu com a Escola de Enfermagem Anna Nery e teve uma vida marcada pelo pioneirismo, sendo uma das primeiras enfermeiras a cursar mestrado e doutorado, segundo Lúcia Stock.

O fato ocorreu por acaso. Conforme conta em seu fotolog, Stock resolveu fazer um caminho diferente, passando pela Cidade Universitária, quando encontrou uma placa com o nome de sua mãe. “Na véspera da Semana Santa decidimos cortar caminho por dentro da Cidade Universitária para evitarmos um congestionamento. Foi com uma grande surpresa que minha filha descobriu que estávamos passando por uma rua com o nome da minha mãe”, relata.

Apesar de a família ter percebido a homenagem apenas esse ano, a placa com o nome da professora já existe desde 2006, quando o Conselho Universitário resolveu pôr em prática um projeto que já vinha sendo discutido há algum tempo (veja mais). “Recebemos sugestões das decanias das unidades e, a partir disso, nossas ruas passaram a ter nomes de professores ilustres, que tanto contribuíram para a nossa Universidade”, conta Hélio Mattos, prefeito da Cidade Universitária.

Para homenagear um professor, é necessário que a unidade da qual ele fez parte envie o pedido ao Conselho de Centro, que será avaliado posteriormente pelo Conselho Universitário. Segundo o prefeito, o mais comum é que os nomes sejam de pessoas já falecidas.

Mattos considera o trabalho importante para a preservação da história da Universidade. “Isso é muito importante, pois são pessoas que deram grande contribuição para a Universidade e nunca foram homenageadas com ruas e avenidas”, avalia. “Além disso, é muito importante para conferir uma identidade à Cidade Universitária. Por exemplo, no caso do Centro de Ciências da Saúde (CCS), é muito significativo para alunos e professores passar pela avenida que leva o nome de Carlos Chagas Filho, que foi um grande pesquisador”, comenta o prefeito, lembrando de outras personalidades ilustres, como César Pernetta e Rodolpho Paulo Rocco.

Há pouco tempo, a Universidade perdeu um dos seus professores mais significativos. João Ferreira, ex-decano do Centro de Ciências da Saúde, falecido no último dia 24 de maio. Para Hélio Mattos, uma homenagem com uma placa é merecida. “Esperamos que o CCS envie o pedido para que possamos homenageá-lo também com uma rua, pois sua contribuição para a Universidade foi bastante significativa”, lembrou o prefeito.