• Edição 130
  • 12 de junho de 2008

Agenda

Até 16 de junho

Programa de Bolsas do CENPES

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas do Centro de Pesquisas da Petrobras (UFRJ/CENPES). O edital está no site da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ (http://www.pr2.ufrj.br/) e os alunos de mestrado, em tempo integral, com matrícula ativa em Programas de pós-graduação da UFRJ podem enviar propostas até o dia 16 de junho, pelo preenchimento de um formulário on-line no mesmo site.


16 de junho

IV Fórum de Linguagem

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e o curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ promovem o IV Fórum de Linguagem, com o tema “Linguagem e Cuidado”, que acontece no dia 16 de junho, de 9 às 16 horas.

O evento acontece no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, que fica no Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha, na Avenida Pasteur 250, 2° andar. Inscrições e informações podem ser obtidas no site www.forumdelinguagem.com.br e a entrada é franca.

 

 

Simpósio Bases Moleculares e Celulares das Doenças do Século XXI

Nos dias 16,17 e 18 de junho acontece o Simpósio Bases Moleculares e Celulares das Doenças do Século XXI - 200 anos de Medicina no Brasil, em comemoração aos 200 anos da Faculdade de Medicina da UFRJ e aos 10 anos da Cátedra Unesco-UFRJ de Biologia da Forma e do Desenvolvimento, que promove cursos internacionais a cada ano a pesquisadores do Brasil e da América Latina.

As palestras, de vários pesquisadores brasileiros e estrangeiros, abordam temas como células-tronco, doença da vaca-louca, estratégias alternativas anti-câncer, tuberculose, Alzheimer, epilepsia, asma, entre outros.

O evento acontece a partir das 9h, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco, no Bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão. A programação completa pode ser encontrada no site http://www.cendotec.org.br/pdf/facmedicinaufrj.pdf


21 de junho

Torneio Estudantil de Ginástica Artística

Com o apoio da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ), o evento tem como objetivo unificar os projetos de ginástica artística realizados nas redes escolares do estado.

O torneio é voltado para alunos iniciantes na prática do esporte, seja na modalidade masculina ou feminina, matriculados em qualquer rede de ensino do Rio. A competição é dividida em quatro categorias, de acordo com a faixa etária, desde baby (4 a 6 anos) até juvenil (mais de 13 anos).

O evento ocorre no dia 21 de junho, a partir das 9h, no ginásio de Ginástica Artística da EEFD. A ficha de inscrição está disponível no site da FGERJ, www.ginasticario.com.br, onde também é encontrado o regulamento completo.

 

Endoscopia Digestiva Diagnóstica e Terapêutica

No dia 21 de junho, sábado, acontece no Auditório do CREMERJ a III Jornada de Atualização em Endoscopia Digestiva Diagnóstica e Terapêutica, que aborda o preparo, a técnica, as aplicações terapêuticas e as complicações da colonoscopia.

O evento é dirigido a médicos e acadêmicos de medicina (obrigatória a apresentação da carteira da faculdade). O auditório do CREMERJ fica na Praia de Botafogo, nº 228, 2º andar, Rio de Janeiro.

Informações e inscrições: Secretaria das Comissões e Câmaras Técnicas do CREMERJ – SECCAT ou pelo tel.: (21) 3184-7050 - ramais 7130 a 7137, www.cremerj.org.br ou email - seccat@cremerj.org.br


23 de junho

Turma de Medicina inaugura Placa Comemorativa

A comissão de formatura da turma “200 anos de Tradição em Excelência”, da Faculdade de Medicina da UFRJ, realiza no próximo dia 23 de junho a inauguração de sua Placa Comemorativa.

A cerimônia, que deve contar com a presença de autoridades como representantes da decania, reitoria e da diretoria do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), ocorre no hall de entrada do Hospital, próximo à escultura do brasão com a Minerva, às 13 horas. O HUCFF fica à rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 225, na Cidade Universitária.


2 de julho

"A Ciência do Impossível no Possível Artístico"

O Programa Avançado de Neurociências e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho convida para conferência do artista plástico Walmor Corrêa, "A Ciência do Impossível no Possível Artístico".

A conferência acontece no dia 2 de julho às 14 horas no Auditório do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, que fica no Bloco G do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na ilha da Cidade Universitária, no Fundão.