• Edição 129
  • 05 de junho de 2008

Agenda

Células tronco

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ está com as inscrições abertas para o Curso de Terapias com Células Tronco: Bases Biológicas e Aplicação na Prática Médica. O público-alvo são alunos de graduação, pós-graduação, profissionais da área de saúde e biologia e profissionais da imprensa.

Entre os temas abordados estão: biologia celular e molecular das células-tronco: aspectos gerais; células tronco embrionárias (ES), células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) e adultas (medula óssea e tecido especificas); isolamento, cultivo e características fenotípicas dos diferentes tipos de células tronco; possíveis aplicações terapêuticas dos diferentes tipos de  células-tronco; segurança e exequibilidade da terapia celular na clínica. Informações e inscrições podem ser obtidas no site: http://www.biof.ufrj.br/cate/


6 de junho

Sessão do Centro de Estudos na Psiquiatria

O Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro convida para a Sessão do Centro de Estudos, a ser realizada dia 6 de junho, às 10h30 da manhã, na avenida Venceslau Brás, 71 – campus da UFRJ na Praia Vermelha – auditório Leme Lopes. O tema será “O que funciona e o que não funciona no tratamento de fumantes”, e conta com a participação da professora Analice Gigliotti, da ABEAD (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas). A entrada é franca.


7 de junho

Fonoaudiologia no mercado de trabalho

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) promove, essa semana, um evento sobre a fonoaudiologia no mercado de trabalho. “A especialização em Fonoaudiologia como diferencial competitivo no mercado de trabalho” dá nome ao encontro que deve reunir especialistas para discutir sobre o tema e informar sobre as novas regras de especialização na área.

O encontro ocorre pela manhã (das 9h às 12h30) na sala A200 do campus Tijuca da UVA. Mais informações pelo telefone 2574-8888 ou pelo site da Universidade: www.uva.br.


13 de junho

Curso de Atualização em Psicopatologia

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo organiza o Curso de Atualização em Psicopatologia para equipes de saúde mental. O objetivo é familiarizar os profissionais de saúde mental com diferentes aspectos psicológicos, facilitando a integração das equipes multiprofissionais. Entre os temas abordados estão aspectos históricos e visão geral, síndromes orgânicas e demências, síndromes relacionadas à sexualidade, depressivas e maníacas. As inscrições podem ser feitas no seguinte link: https://www.livrariaresposta.com.br/eventos/psicopatologia.


14 de junho

Simpósio da dor

A Clínica de Dor e Cuidados Paliativos Oncológicos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) realiza, em junho, o Simpósio de Dor. Voltado para profissionais da saúde, o evento deve discutir os usos dos opióides (fármacos derivados do ópio, capazes de aliviar a dor, como a morfina) no tratamento da dor. Desmistificar o uso desses compostos na prática clínica é um dos objetivos do encontro.

O Simpósio ocorre no dia 14 de junho, durante todo o dia, reunindo especialistas de diversas áreas no auditório Halley Pacheco, no HUCFF. As vagas são limitadas em 140 lugares. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site do Hospital ou pelos telefones 9979-8847 e 9621-2861.