• Edição 129
  • 05 de junho de 2008

Teses

Topografia visual de macacos antes e depois de lesões na retina


Tatiane Leal

Reorganização cortical aguda no córtex visual primário do macaco Cebus apella após lesão retiniana monocular restrita” é o título da tese que Eliã Pinheiro Botelho defende no dia 6 de junho, sexta-feira. Eliã é doutorando em Fisiologia pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e tem como orientadores a doutora Juliana Guimarães Martins Soares e os professores Ricardo Gattass e Mário Fiorani Júnior, todos do IBCCF. A defesa acontece às 13 horas na sala C1-002, no bloco C do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que fica na ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Os pesquisadores analisaram a topografia visual de quatro macacos antes e depois de lesões na retina. Para isso, foram feitos registros eletrofisilógicos antes e até seis horas depois da lesão, que foi feita com laser infravermelho, em macacos Cebus apella anestesiados e paralisados. Os macacos foram expostos a uma barra longa movendo em oito direções, e a um pequeno quadrado apresentado aleatoriamente sobre cada uma das posições de uma matriz de 30x30 pixels.

Depois da lesão, o mapeamento com ambos os métodos mostrou alguns campos receptores deslocados para fora da representação da lesão e o primeiro método mostrou também campos de recepção interpolados dentro dessa representação da lesão. As respostas das células “recuperadas” eram mais fracas à estimulação do olho lesionado.

Os resultados da pesquisa confirmam a idéia de que a reorganização do sistema nervoso central é dependente de conexões pré-existentes sublimiares. Além disso, o estudo fornece parâmetros quantitativos para se entender o limite da plasticidade do córtex depois de uma deprivação periférica.


O efeito da bradicinina em transportador de sódio no rim

Tatiane Leal

Janaína Dória Líbano Soares, doutoranda em Fisiologia, defende no dia 6 de junho, sexta-feira, sua tese “Prostaglandina E2 media o efeito de bradicinina sobre a atividade NA+-ATPásica de túbulo proximal”. A pesquisa é submetida ao programa de pós-graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e tem a orientação do professor Celso Caruso Neves, do IBCCF. A doutoranda defende sua tese às 14 horas na sala G1-009, no bloco G do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

A bradicinina é um peptídio (biomolécula formada pela ligação de dois ou mais aminoácidos) que desempenha um papel importante no balanço eletrolítico e na regulação da pressão arterial. Esse peptídio também modula a atividade da enzima Na+-ATPase que atua o túbulo próximal localizado no rim. A Na+-ATPase é um transportador de sódio, que tem a função de manter a concentração ideal desse elemento na célula. O efeito estimulatório é mediado pelo receptor B1. O efeito inibitório é mediado pelo receptor B2 e apresenta duas fases: em tempos curtos, ocorre estímulo da atividade da enzima e, em tempos longos, ocorre a inibição.

Neste trabalho foram estudados os mecanismos moleculares envolvidos na ação da bradicinina, via receptor B2, sobre a modulação da atividade do transportador de sódio Na+-ATPase no túbulo proximal do rim. Os resultados demonstram que a bradicinina, através do mesmo receptor, é capaz de ativar vias de sinalização interdependentes, com efeitos opostos e a integração desses sinais converge na regulação da reabsorção de sódio.