• Edição 127
  • 21 de maio de 2008

Saúde e Prevenção

Ginástica durante a jornada de trabalho

Jefferson Carrasco

A idéia de melhorar a qualidade de vida das pessoas e, em conseqüência, a produtividade da empresa não é uma novidade dos dias de hoje. Sabe-se que as primeiras práticas aconteceram em meados da década de 1920, chamam-se “ginástica de pausa”.

À época, o objetivo era dar repouso ativo aos operários durante o seu longo período de trabalho. Porém, a proposta, juntamente com o nome, sofreu transformações, de acordo com o desenvolvimento das sociedades. Na rotina do século XXI, há a preocupação com o espaço corporativo e socio-político. O tripé constituído por segurança, meio-ambiente e saúde (SMS) está em foco.

- Passou-se a dar atenção ao tipo de atividade específica de cada trabalhador nas suas funções e não apenas propiciar um momento de pausa recuperativa durante o trabalho. Um indivíduo que atua por horas junto a uma mesa no desempenho de suas tarefas, por exemplo, necessita realizar exercícios específicos para o seu bem-estar –, justifica Alexandre Moraes de Mello, professor Adjunto da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ).

A ginástica laboral (GL)

Os exercícios propostos nos locais de trabalho têm como função a prevenção de doenças. Para tanto, considera-se três modalidades dessa prática: a preparatória, a compensatória e a de relaxamento. “Estes tipos possuem características específicas e são adotados em relação ao momento em que são aplicados”, explica o professor.

O primeiro exemplo é utilizado a fim de predispor o trabalhador às suas atividades, por ser composto de exercícios físicos que irão aquecer e preparar a musculatura exigida durante o dia. Evitam-se, desse modo, erros e acidentes causados por distração. O segundo, no entanto, é formado de alongamento e relaxamento e é realizado através de pausas na jornada, ocasionando alívio do estresse físico e mental. O último, então, almeja a motivação do empregado, ao minimizar a sobrecarga acumulada durante todo o período de trabalho.

- A ginástica laboral, quando inserida no programa da empresa, é um excelente material de marketing mercadológico por se embasar nas condições idéias do SMS -, indica Alexandre de Mello.

Tratamento preventivo

A GL previne possíveis lesões decorrentes das rotinas do trabalho, bem como evita situações de tensão físicas e emocionais geradas no ambiente em que a pessoa desempenha suas funções.

- Estes prejuízos que o corpo e a mente do indivíduo sofrem acarretam, principalmente, doenças como as osteomusculares e ligamentares. Causadas por excessiva repetição de movimentos, são caracterizadas por sintomas dolorosos que acometem tendões, músculos, nervos e ligamentos -, aponta o professor.

Para atenuar esses danos naturais, propõem-se dinâmicas e exercícios físicos, orientados por profissional qualificado, que levem em consideração as atividades diárias dos trabalhadores e os seus ambientes de trabalho.

O emprego real desta técnica

Segundo alguns estudos, cerca de um terço das empresas que adotam a ginástica laboral possuem um melhor ambiente de trabalho. Contudo, muitas empresas, paradoxalmente, ainda resistem a este método.

- Provavelmente por falta de esclarecimento sobre a importância da implantação de um programa de GL no ambiente coorporativo e pelo custo que ele demanda, isto deve espantar alguns empresários -, avalia, por fim, Alexandre de Mello.