• Edição 127
  • 21 de maio de 2008

Saúde em Foco

Falta de sono pode causar 'apagão' cerebral, diz estudo


EUA - Um estudo conduzido por pesquisadores americanos e cingapurianos apontou que a falta de sono torna as funções cerebrais instáveis. As informações são da BBC Brasil. Os pesquisadores, da Duke University e da Universidade Nacional de Cingapura, afirmaram que mesmo estando privado de sono, o cérebro pode operar normalmente por certo tempo, mas em seguida responde lentamente diante de estímulos que requerem atenção e interpretações visuais.

"Os períodos de funcionamento aparentemente normal do cérebro podem dar falsa idéia de competência e segurança, quando, de fato, a inconstância cerebral pode ter conseqüências horrendas", disse o coordenador da pesquisa, Michael Chee.

Segundo os especialistas, quando privado de sono, o cérebro pode processar processos visuais simples, como enxergar painéis luminosos. No entanto, as "áreas visuais maiores" do órgão - responsáveis por dar sentido ao que vemos - não funcionam muito bem.

Os pesquisadores acreditam que os resultados têm implicações diretas nas rotinas de pessoas que trabalham durante a noite, como motoristas de caminhão e médicos. "A maior descoberta é que o cérebro de um indivíduo privado de sono pode trabalhar normalmente, mas algumas vezes sofre de algo parecido com um apagão", disse Clifford Saper, da Universidade de Harvard. A pesquisa foi publicada na revista especializada Journal of Neuroscience. 

 

O Dia online , 21 de maio, Editoria Ciência e Saúde

Link original: Clique aqui