• Edição 127
  • 21 de maio de 2008

Agenda

24 de maio

Amamentação em Exposição na Semana da Cultura Infantil

A exposição "AmaMentAção", produzida pela Maternidade Escola da UFRJ, de autoria do fotógrafo William Santos, abrirá a "II Semana Municipal da Cultura Infantil: Infância Patrimônio da Humanidade". Haverá também o lançamento da "I Semana Municipal do Aleitamento Materno",  as exposições   "Nascendo com Arte" e "Brinquedos do Coração" e apresentação do Coral de Mães e da Orquestra de Jovens. Durante o evento, ocorrerão palestras, espetáculos, oficinas e atividades para as crianças.

A abertura do encontro será na Casa de Cultura José de Dome-Charitas, 24 de maio, às 16 horas. No dia 28 de maio, a palestrante será a secretária de Saúde do Estado,  Conceição Salomão. A  "II S.M.C.I" se encerra no dia 31 com a comemoração do "Dia Internacional do Brincar" com atividades na Praça Porto Rocha", das 8 às 12 horas. Logo após, haverá a "Passeata pela Infância".


25 de maio

Inscrições para seminário internacional de biofármacos

Estão abertas as inscrições, até o dia 25 de maio, para membros de instituições acadêmicas que queiram participar do “III Seminário Internacional de Biofármacos em cultivo de células animais”.

As inscrições devem ser feitas através da página eletrônica http://www.peq.coppe.ufrj.br/biopharma/index.html. Para empresas, o prazo se estende até o dia 11 de junho; as inscrições são realizadas mediante envio de correio eletrônico para o endereço lecc@peq.coppe.ufrj.br, contendo nome do requerente, da companhia, endereço, telefone, e-mail, uma breve apresentação da área profissional do candidato e seu interesse no evento.

O Seminário, que acontece entre os dias 14 e 18 de julho, reúne especialistas de nove países diferentes nas áreas de engenharia química, biotecnologia, química, farmácia e é realizado pelo laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC) do Programa de Engenharia Química (PEQ) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ).

As palestras ocorrem no auditório da Coppe, localizado na avenida Athos da Silveira Ramos, bloco G do Centro de Tecnologia, sala 122, ilha da Cidade Universitária, no Fundão.


28 de maio

Riovoluntário dá palestra gratuita

No próximo dia 28, o RIOVOLUNTÁRIO traz Coleta e Aproveitamento de Óleo de Fritura, com a consultora socioambiental Denise Gaudard. A palestra acontece às 10h na própria sede do RIOVOLUNTÁRIO, avenida General Justo, 275, bloco B, térreo, no Centro do Rio de Janeiro e tem entrada franca.

O encontro é obrigatório para gestores públicos ou privados, integrantes de cooperativas, síndicos, estudantes, donas de casa ou pessoas que tenham preocupação com o meio ambiente e com o mundo em que se vive. As inscrições podem ser feitas até dia 27 pelo telefone 2262-1110, com Cecília Serrão, ou pelo e-mail r1.instituicao@riovoluntario.org.br.


31 de maio

Intervenção fonoaudiológica nos traumas da face

O Referência – Centro Interdisciplinar de Aperfeiçoamento promove no próximo dia 31, das 9h às 17h, o evento “Intervenção fonoaudiológica nos traumas da face”. Entre os temas abordados está classificação das feridas e fraturas, diagnóstico, prognóstico, escada de pacientes críticos, fisiopatologia, complicações, atendimento pré-hospitalar, abordagem clínico-cirúrgica, cicatrização, seqüelas, equipe interdisciplinar e atuação fonoaudiológica.

O evento acontece no Colégio Batista Shepard – rua José Higino, 416, Tijuca. Informações podem ser obtidas pelos telefones 2201-2056, 9971-7066, pelo fax 2704-7334, além do e-mail contato@referenciabrasil.com.br.
31 de maio e 1º de junho

Doutores da Alegria promovem oficina

Conhecidos pelo trabalho feito em hospitais, os Doutores da Alegria compartilham, na próxima semana, a experiência acumulada ao longo de 16 anos de trabalho. Trata-se da oficina de orientação Palhaços em Rede, voltada para pessoas ou grupos que já atuam como palhaços em hospitais, seja de maneira amadora ou profissional, voluntária ou remunerada. O encontro deve abordar aspectos da metodologia desenvolvida pelo grupo, como a relação de confiança que deve ser estabelecida entre palhaço e paciente, além de organização de grupo e noções de improviso, entre outros.

A oficina, gratuita, ocorre a partir das 9h. As vagas são limitadas em 20. O evento acontece na sede dos Doutores da Alegria, rua Senador Dantas, 80 – sala 1807, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail rede@doutoresdaalegria.org.br ou pelo telefone 2532-1453, onde mais informações podem ser obtidas.


2 de junho

Simpósio de anfíbios

O Instituto de Biologia da UFRJ realiza o III Simpósio de Anfíbios no próximo mês. Com o tema “Conhecer para preservar”, o encontro tem como objetivo promover o intercâmbio entre os conhecimentos sobre os anfíbios nas diversas áreas de pesquisa. Segundo a organização, em 2008 serão enfatizados diversos aspectos dos anfíbios, com destaque para a importância dos animais em pesquisas científicas, no meio ambiente ou na educação.

Fruto de um intercâmbio entre a UFRJ e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o evento acontece entre os dias 2 e 5 de junho, no campus da Unirio, na Urca, zona sul do Rio de Janeiro. As inscrições são feitas pelo site do evento: http://acd.ufrj.br/labhac/simanf2008.htm. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail simanf2008@yahoo.com.br.


4 de junho

Capacitação em Programação Neurolinguística

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, será realizada  uma capacitação em Programação Neurolinguística (PNL) totalmente voltada para profissionais de educação, sejam professores ensino infantil ao universitário, instrutores, facilitadores e multiplicadores. Os facilitadores do programa serão dr. Jairo Mancilha (diretor do INAp, mestre e doutor em medicina pela UFRJ, pós-doutorado pela Northwestern University, Chicago, USA, além de membro internacional da American Society of Clinical Hypnosis)  e  a psicóloga, consultora e master em PNL e Tecnologia de Participação, Dulce Gabiate.

Os temas abordados serão: “Trabalhando auto-conhecimento, auto-estima e motivação”, “Técnicas para propiciar o aprendizado” e “Recursos para dinamizar as aulas”. A capacitação terá 40 horas, com um encontro de 3 horas por semana, sempre das 19h às 22h. Para maiores informações, entre em contato com o dr. Jairo (2551-1032 e 2551-7647) ou dr. Dulce (9999-9436).


Até 27 de junho

Nutrição Hospitalar

Até o dia 27 de junho estarão abertas as inscrições para o VIII Curso de Capacitação para Nível de Apoio em Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar. Oferecido pela Divisão de Apoio Assistencial (DAA), Divisão de Recursos Humanos (DRH) e Serviço de Treinamento de Desenvolvimento (STD), o objetivo do curso é propiciar a qualificação de pessoal de apoio e ajudante de copa e cozinha, através de atividades teóricas e práticas e orientação quanto aos princípios básicos de nutrição, higiene e conservação dos alimentos para um melhor atendimento dos comensais e pacientes.