• Edição 126
  • 15 de maio de 2008

Teses

Pesquisa avalia novos derivados do Zolpidem

Marcello Henrique Corrêa

A mestranda Thaiana da Cunha Ferreira Mendes defende, amanhã, 16 de maio, sua dissertação de mestrado. Com o título “Avaliação Farmacológica de Novos Derivados Neuroativos do Zolpidem”, o trabalho está inserido no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Terapêutica Experimental do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ e será apresentado às 9h no auditório de Farmacologia o ICB, que fica no bloco J do Centro de Ciências da Saúde, na sala J1-004.

O trabalho foi motivado pela busca de candidatos a protótipos de fármacos que modulassem as desordens de ansiedade e culminou na identificação de novos padrões estruturais, derivados pirazolo [3,4-b], pirrolo [3,4-d] e piridina, denominados LASSBio-872, LASSBio-873, LASSBio-980 e LASSBio-981 desenhados por analogia estrutural ao zolpidem.

As substâncias foram avaliadas quanto a suas atividades antinociceptiva, sedativa e ansiolítica. Segundo o estudo, dentre os quatro derivados, apenas LASSBio-981 e LASSBio-873 apresentaram atividade antinociceptiva pronunciada nos protocolos de dor inflamatória.

Após avaliações, a pesquisa aponta que estes novos derivados representam potenciais candidatos para o desenvolvimento de fármacos atuantes em desordens moduladas pelo sistema muscarínico, como doenças psiquiátricas, cognitivas e várias outras condições associadas à dor crônica.