• Edição 126
  • 15 de maio de 2008

Notícias da Semana

“Conhecendo a UFRJ” aproxima Ensino Médio da universidade



Priscila Biancovilli e Marcello Henrique Corrêa

Nos dias 14 e 15 de maio, mais de 10 mil estudantes do Ensino Médio e pré-vestibulandos participaram de uma intensa programação na UFRJ, com o objetivo de conhecer melhor as faculdades que fazem parte da instituição e tirar suas dúvidas sobre que carreira seguir. O “Conhecendo a UFRJ”, este ano na 5ª edição, ocupou boa parte da Escola de Educação Física e Desportos, na ilha da Cidade Universitária. Cinqüenta estandes e sete salas de palestras apresentavam, de forma dinâmica, todas as opções de carreira disponíveis na universidade.

Após a abertura do evento, com o discurso da pró-reitora de Extensão Laura Tavares, os alunos assistiram à palestra de Luiz Otávio Langlois, coordenador da comissão de vestibular, que esclareceu os detalhes do concurso. O professor sugeriu algumas dicas, como, por exemplo, ficar atento às questões fáceis. Segundo ele, muitas vezes o aluno se confunde com esse tipo de questão e acaba perdendo tempo e concentração.

Engenharias

Uma das palestras de maior sucesso foi a da Escola Politécnica, promovida pelo diretor Erickson Rocha e Almendra. O professor fez uma breve apresentação sobre a história da escola, a mais antiga do gênero no Brasil, e em seguida comentou a relação entre candidato e vaga das Engenharias, informação que deixa os vestibulandos sempre muito curiosos.

Erickson também apresentou cada uma das Engenharias, inclusive demostrou sua decepção com aqueles que pensam que engenharia ambiental é “cuidar de mico-leão dourado”: “Engenheiro ambiental é aquele que aprende a poluir menos”, afirma ele. O diretor citou também os cursos de mestrado e anunciou a nova faculdade de Engenharia Nuclear, que deve ser criada em dois anos. “Todo engenheiro tem compromisso com a eficiência. Nunca deve estar satisfeito”, atesta Erickson, com veemência.

Aproximação com estudantes

Para Laura Tavares, promover esse primeiro contato com a universidade é um passo importante para garantir um maior acesso ao nível superior. “Acho esse evento fundamental. Primeiro, para termos a oportunidade de abrir literalmente as portas da universidade. Isso estimula, anima, levanta a auto-estima dos alunos. Eles pensam: eu posso, também, batalhar para entrar aqui.”

Um outro ponto comentado pela pró-reitora é a universalização do ensino público, gratuito e de qualidade. “Para os estudantes de escolas estaduais e municipais, instituições que historicamente têm tido menores oportunidades de ingressar na universidade pública, posso dizer que a política mudou. Hoje enfatizamos a entrada deles aqui, e afirmamos todo o tempo que estamos a caminho do acesso universal. É isso o que queremos”, continua.

Esse ano, o “Conhecendo a UFRJ” contou com o reforço de mais de mil alunos dos pré-vestibulares comunitários oferecidos pela Universidade. “São seiscentos alunos de Nova Iguaçu, mais duzentos do Caju e outros duzentos de Samora Machel, aqui dentro da Cidade Universitária. Estes alunos também vêm até aqui ajudar e assistir o evento”, enumera Laura. Os cinqüenta estandes contaram com a participação de alunos de todos os cursos da Universidade, que se preocuparam em passar aos estudantes uma boa impressão daquilo que estudam. Aqueles que mais despertavam interesse dos estudantes eram justamente os das áreas mais concorridas: Medicina, Direito, Comunicação e Engenharias.

Segundo a coordenação do evento, desde a primeira edição, em 2004, o número de participantes se multiplicou por cinco. “A demanda a cada ano aumenta mais. Acho que, para frente, teremos de pensar um outro esquema de organização, que suporte ainda mais pessoas. Este ano superamos a marca dos dez mil alunos, e começamos, quatro anos atrás, mais ou menos com dois mil”, comemora a pró-reitora.

O “Conhecendo a UFRJ” foi dividido em dois dias. No dia 14, metade dos inscritos pôde visitar o campus. Já no dia 15, outros cinco mil futuros universitários puderam descobrir um pouco mais sobre suas futuras profissões.