• Edição 125
  • 08 de maio de 2008

Microscópio

VII Fonoaudiologia em Destaque

Priscila Biancovilli

O próximo dia 20 de maio será especial para estudantes e profissionais da fala. O VII Fonoaudiologia em Destaque, organizado semestralmente por estudantes e professores da área, conta com uma série de palestras e mesas dentro dos mais diversos temas: Fonoaudiologia na promoção da saúde, promoção da saúde vocal, motricidade orofacial e a atuação fonoaudiológica na saúde suplementar entre outros.

- O evento é organizado por alunos do 8º período da faculdade e mais dois professores – nesta edição, eu e Leila Nagib -, explica Roberto Maia, professor da Fonoaudiologia. Sucesso absoluto desde 2005, quando foi criado, este dia de debates promete mobilizar um bom número de interessados. “Todas as edições sempre lotaram. Este semestre vamos organizá-lo no auditório Halley Pacheco, dentro do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Temos, obviamente, uma limitação de espaço. O local comporta cerca de cem pessoas, e com certeza desta vez não será diferente: teremos lotação esgotada”, continua o professor.

Promoção da Saúde

O tema central desta sétima edição é a promoção da saúde. “No último mês de abril, a ANS (Agência Nacional de Saúde) lançou uma série de novas regras. Entre elas, está a integração dos serviços de fonoaudiologia nos planos de saúde”, afirma Roberto. Segundo resolução publicada no Diário Oficial, os planos serão obrigados a oferecer atendimento básico nesta área, que antes deveriam ser pagos “por fora”, sem qualquer tipo de suporte. Isto limitava de maneira decisiva o acesso da população a este tipo de serviço.

- Esta regra representa uma grande vitória para a classe, mas ainda é muito recente. Nem todos os profissionais e estudantes sabem de sua existência ou conhecem maiores detalhes. Por isso queremos focar no debate desta nova conquista -, esclarece o professor.

Dentre os convidados para discutir este assunto estão Margareth Attianezi, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Denise Torreão, representante do Conselho Federal de Fonoaudiologia no Conselho Nacional de Saúde e Ana Luzia dos Santos, representante do Conselho Federal de Fonoaudiologia na Agência Nacional de Saúde.

Histórico

O Fonoaudiologia em Destaque surgiu no primeiro semestre de 2005, sempre organizado por alunos do último período do curso. Além de, obviamente, reunir estudantes e profissionais para um frutífero debate sobre a área, o objetivo do evento é também arrecadar fundos para a formatura da turma.

A maior parte dos profissionais que se apresentam nas mesas são de fonoaudiologia, mas algumas edições já trouxeram especialistas de áreas diversas, como Neurologia e Neuropsicologia. Cada edição conta com cotas de patrocínio de instituições variadas, especialmente livrarias e órgãos ligados à fonoaudiologia.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail evento_8p_2008@yahoo.com.br ou no Centro Acadêmico da Fonoaudiologia, que se localiza no prédio do Centro de Ciências da Saúde, próximo à praça de alimentação, dentro da ilha da Cidade Universitária. Caso haja disponibilidade de vagas, é possível se inscrever também no local e dia do evento. Mais informações sobre preços também podem ser obtidas por este e-mail.