• Edição 125
  • 08 de maio de 2008

Cidade Universitária

UFRJ contrata empresa de telefonia para melhorar serviços

Priscila Biancovilli

A empresa de telefonia INOVAX acaba de ser contratada pela UFRJ para prestação de serviços continuados de planejamento, gerência de projetos e garantia de qualidade. A assessoria da empresa acontecerá através de metas e propostas de soluções. O trabalho envolve o apoio da Superintendência de Administração e Finanças no gerenciamento das contas de telefonia e nos processos de licitação de telefonia móvel e fixa. Os resultados do trabalho serão continuamente atualizados em um documento denominado de "Plano de Ação para Gestão de Telefonia". Entre as atividades contempladas incluem-se o levantamento de informações, o diagnóstico das atuais telecomunicações, levantamento de custos, abrangendo os sistemas e equipamentos bem como a infra-estrutura de telefonia, anel ótico e a interconexão nos locais já implantados. Também serão identificadas as melhorias possíveis de imediato, a médio e a longo prazo, em todas as unidades da UFRJ.

Situação atual

- Hoje a UFRJ gasta anualmente aproximadamente R$ 11 milhões em telefonia. Cerca de 60% desses gastos são feitos de telefonia fixa para móvel. O atual sistema de telefonia é separado do de dados. Iniciativas como a transmissão de voz sobre IP ainda não atingem o total da comunidade. Por isso, o objetivo da contratação da INOVAX é fornecer para a Reitoria da UFRJ um levantamento da situação da telefonia em relação à oferta de novos ramais, atendimento aos usuários e implantação de mecanismos que levem ao aperfeiçoamento do serviço -, esclarece Hélio de Mattos Alves, prefeito da Cidade Universitária.

O sistema atual foi implantado em 1998 e encontra-se completamente inadequado em relação às inovações. “Desde 1998, a UFRJ teve um grande crescimento no número de usuários e nas exigências em relação a estes serviços. Apesar disso tudo, nunca houve investimento suficiente em pessoal e em recursos financeiros”, lamenta o prefeito.

Entre as necessidades da área de telefonia na UFRJ está a de reduzir os altos custos de Telecom, incrementar as sinergias com outras iniciativas em telecomunicações existentes na UFRJ, como por exemplo, o NCE (Núcleo de Computação Eletrônica), definir as estratégias com relação às tecnologias adotadas no curto, médio e longo prazo, criar um Plano de Ação evolutivo norteando as iniciativas e os projetos a serem implantados e estabelecer processos internos de controle e gestão de qualidade das telecomunicações em toda a universidade.

Perspectivas

A participação da INOVAX trará, em médio prazo, a implantação de uma série de inovações, como a criação de um projeto de rede de interfaces celulares, que permitirá que as chamadas feitas em telefones fixos sejam encaminhadas para saída por telefonia celular, visando a redução imediata dos custos, e o projeto do sistema de bilhetagem de telefonia para toda a rede, objetivando o controle de uso por ramal e por unidade assim como de avaliação das contas apresentadas pelas operadoras.

- A INOVAX é uma pequena empresa situada na Incubadora de Empresas da Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia) e agrega jovens doutores e alunos de iniciação científica dos cursos de graduação da UFRJ e iniciação tecnológica da FAETEC -, enumera Hélio. Há, portanto, geração de empregos nesta iniciativa.