• Edição 123
  • 24 de abril de 2008

Agenda

26 de abril

Instituto Vital Brazil assina convênio para mostra itinerante

No próximo sábado, 150 descendentes diretos do cientista Vital Brazil se encontrarão no Instituto fundado por ele. O Instituto Vital Brazil (IVB) assina convênio com a Casa Vital Brazil, que vai participar, dentre outras coisas, da montagem de um museu e de exposição itinerante sobre cobras, aranhas e escorpiões, produção de soros contra os venenos, vida e obra de Vital Brazil e o trabalho do laboratório, hoje vinculado à Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil. A Casa Vital Brazil é um museu montado no imóvel em que o cientista nasceu, na cidade mineira de Campanha.

Um dos objetivos do Instituto, pela informação e a difusão de conhecimento científico, é colaborar para a redução de acidentes com cobras, aranhas e escorpiões. Por ano são notificados ao Ministério da Saúde cerca de 80 mil acidentes em todo o país.

O convênio será assinado às 11h, pelo presidente do IVB, Antônio Werneck, e a presidente da CVB, Marta Gil. A Casa Vital Brazil é um museu montado no imóvel em que o cientista nasceu, na cidade mineira de Campanha. O IVB funciona na rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói. Para conhecer mais, visite o site www.ivb.rj.gov.br

 

Ciência viva busca soluções para dengue

O Espaço Ciência Viva promove no próximo dia 26 de abril  o “Sábado da Ciência”, dedicado a tema “Dengue na Tijuca: em busca de soluções”. O evento ocorre das 14 às 17 horas e a entrada é franca.

O Espaço Ciência Viva fica na rua Heitor Beltrão, 321, na Tijuca, esquina com rua Pareto. Telefone: 2204-0599. Confira novas programações em www.ciênciaviva.org.br.


30 de abril

Doença de Alzheimer em foco

O Centro de Estudos do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ realiza, no próximo dia 30 de abril, às 10h30, a palestra de tema Neurotransmissores e doença de Alzheimer, tratando também das possibilidades de tratamento da esquizofrenia através do uso do aminoácido d-serina.

O evento será realizado na sala 9E 34 do HUCFF e tem como palestrante Sérgio Ferreira, professor titular de Bioquímica da UFRJ. Os encontros do Centro de Estudos acontecem de duas em duas semanas e são abertos ao público, abrangendo uma audiência que varia de profissionais da área a alunos e estagiários.

A próxima sessão, marcada para o dia 14 de maio no mesmo horário, aborda a integração entre a psiquiatria e clínica médica para entender casos de não adesão ao tratamento. O HUCFF fica na ilha da Cidade Universitária, no Fundão.


1º de maio

VII Encontro Nacional sobre o Bebê

A Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê promove o VII Encontro Nacional sobre o Bebê de 1° a 4 de maio na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que fica na rua Marquês de São Vicente 225, na Gávea.

O painel “Nascimento – antes e depois – cuidados em rede” tem como temas principais a promoção de saúde, rede de cuidados, construção da parentalidade, clínica e pesquisas atuais sobre a primeira infância.

O evento tem como convidados os franceses Alberto Konicheckis, Bernard Golse, Sylvain Missonie, o argentino Ricardo Gorodisch, Sandra Rusconi-Serpa, da Suíça e Victor Guerra, do Uruguai.

Para inscrições e maiores informações, acesse o site www.metodoeventosrio.com.br/encontrobebe.


12 de maio

Palestra da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear

A aplicação da medicina nuclear e da angiotomografia na cardiologia será debatida no dia 12 de maio de 2008, às 20 horas, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza (alameda Santos, 85), em São Paulo. Dirigida a médicos nucleares, cardiologistas e outros profissionais da saúde, as palestras serão ministradas pelo dr. José Soares Jr., médico nucelar do Incor (Instituto do Coração) e presidente da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (SBBMN), pelo dr. Ibraim Masciarelli Pinto, cardiologista do Hospital do Coração e pelo dr. João Fernando Monteiro Ferreira, cardiologista do Incor.

As doenças cardiovasculares, entre elas a Doença Arterial Coronária (DAC), atingem milhões de pessoas em todo o mundo e são a primeira causa de morte no Brasil. A DAC ocorre quando os vasos sangüíneos, que levam oxigênio para o coração, se estreitam e diminuem até ficarem totalmente obstruídos. Quando a obstrução fica grave, a enfermidade pode causar dor no peito e até chegar causar infarto do miocárdio. O estudo da circulação coronária, através da medicina nuclear, permite identificar anormalidades funcionais no sistema arterial coronariano, demonstrando as possíveis conseqüências da estenose (estreitamento) arterial.

O encontro é gratuito e as vagas, limitadas. A inscrição deve ser feita pelo site www.sbbmn.org.br.