• Edição 121
  • 10 de abril de 2008

Cidade Universitária

Divisão de Segurança atua com êxito

Jefferson Carrasco

Na última quinta-feira, 3 de abril, a Ilha da Cidade Universitária amanheceu com uma movimentação comum em filmes de ação. Por volta das 8h30, Ernane Rosa Tavares, suspeito de um assalto, foi interceptado ao sair do ônibus da empresa Real Brasil, na avenida Carlos Chagas Filho, em frente ao prédio da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), pelos agentes da Divisão de Segurança (DISEG).

– Nós recebemos uma denúncia de que ele se encontrava em um ônibus de circulação interna da UFRJ e as viaturas foram despachadas com o intento de identificar o suspeito através das características que nos foram dadas –, declarou o diretor de Segurança, Leandro Souza Buarque.

As viaturas seguiram o ônibus no qual avistaram uma pessoa com a descrição semelhante à relatada e emparelharam com o veículo. Nesse momento, o suspeito, que já havia pedido ao motorista para acelerar para que ele pudesse pegar um outro ônibus à frente – de acordo com declarações do próprio, Paulo César de Oliveira - , desceu do veículo e pensou em fugir ao tentar embarcar em outro, quando foi abordado pelos vigilantes.

Segundo Leandro, Ernane pretendia entrar no ônibus da linha 485, no entanto, quando percebeu que não seria possível, pensou em se livrar da mochila, jogando-a dentro do veículo. Os agentes, contudo, recuperaram o objeto e encontraram uma pistola, calibre 9 mm, carregada com munição do mesmo calibre. A Polícia Militar foi chamada, dando voz de prisão ao assaltante, autuado por porte ilegal de arma de fogo.

– Infelizmente, não houve cooptação de testemunhas para fazer o Boletim de Ocorrência. Dificultando a ação da segurança, o medo inibe as pessoas de comparecerem às delegacias para apontar suspeito -, declara Leandro. Assim, somente o motorista e dois vigilantes, um dos quais Edimilson Schmith, atuante na identificação, fizeram a ocorrência.

O diretor de segurança lembra ainda que Ernane já havia sido preso há dois anos na Ilha do Fundão por roubo de celular. Além disso, na terça-feira passada, 1º de abril, dois dias antes da prisão do assaltante, houve perseguição atrás dele com a PM, todavia, ele conseguira escapar. Portanto, a DISEG pôs fim a uma série de ocorrências em relação à linha Real Brasil, ao enquadrar novamente o bandido.

A segurança na Cidade Universitária é realizada pela DISEG – no âmbito externo – e cada prédio terceiriza seu trabalho de vigilância. A Divisão de Segurança age por monitoramento, à base de 16 câmeras espalhadas pelo campus e patrulhamento. O sistema de ronda privilegia alguns pontos principais, denominados “Pontos Bases” (PB), considerados em determinados horários com maior incidência de delitos.

O Diretor de Segurança afirma que as atuações da DISEG vêm coibindo os delitos e há boas perspectivas para o ano, que espera fugir dos números de 2007, que apresentou um total de 130 furtos, 4 assaltos e 16 roubos.

Outra prova desta esperançosa ambição de Leandro ocorreu nesta segunda-feira, 7 de abril. Por volta das 16h30 houve um assalto a três estudantes do Instituto de Estudo de Saúde Coletiva (IESC) no ponto de ônibus próximo a prefeitura, na praça Edson Abdalla. Após o ocorrido, as vítimas prontamente fizeram queixa à DISEG, que partiu em busca do suspeito na direção apontada pelas testemunhas. A ação novamente correspondeu às expectativas, recuperando o assaltante – reconhecido pelas estudantes – e encaminhando-o à delegacia, preso em flagrante.

– O mais difícil é a inibição dos furtos de veículos, uma vez que se caracteriza por uma ação rápida. Entretanto, estamos também pensando em estratégias para tal –, conclui Leandro Souza Buarque.