• Edição 120
  • 3 de abril de 2008

Cidade Universitária

Curso de alfabetização na UFRJ

Priscila Biancovilli

Desde 2004, a pró-reitoria de extensão (PR-5) promove uma série de cursos de alfabetização, com o objetivo de capacitar a população carente do entorno da Cidade Universitária. Esta é uma das ações de Responsabilidade Social organizada através de uma parceria com o Cenpes (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello). Além do público externo, muitos servidores da UFRJ já se beneficiaram por este projeto. Cada turma que finaliza o curso conta com uma porcentagem de trabalhadores da universidade, inclusive da Prefeitura Universitária (PU).

As comunidades beneficiadas são Parada de Lucas, Ilha do Fundão, Praia de Ramos, Vila dos Pinheiros, Timbau, Vila do João, Nova Holanda, Baixa do Sapateiro e Parque União. Atualmente existem 19 turmas em aulas, e todos os professores são alunos de graduação da UFRJ, que recebem uma bolsa da COPPETEC (Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos). Há a previsão de que, ainda este ano, haja um aumento no número de turmas, pois haverá uma seleção de 15 vagas para professores externos à universidade e 35 vagas para estudantes da UFRJ.

Desde 2004 cerca de 80% dos alunos inscritos no projeto conseguem ser alfabetizados e 50% atingem os graus mais elevados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf).