• Edição 119
  • 27 de março de 2008

Agenda

Até 31 de março

Olimpíada de Biologia

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) estão organizando a IV Olimpíada Brasileira de Biologia (IV OBB) que selecionará os alunos de Ensino Médio de todo o Brasil para participarem da Olimpíada Internacional, que neste ano será na Índia. No ano passado, na III OBB, mais 20 mil alunos se inscreveram, de diversas regiões do país, e desse total foram selecionados os 20 melhores para participarem da fase de treinamento na UFRJ, finalmente, foram escolhidos quatro alunos para representarem o Brasil na I OIAB, no México.

Todos os alunos brasileiros receberam medalha de ouro, prata e bronze na I OIAB; devido à liderança do Brasil no campo da biologia, o país foi indicado a sediar a II Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (II OIAB) este ano.

Um dos objetivos da OBB é permitir que os estudantes descubram na Biologia e na Educação a capacidade de crescimento intelectual, econômico e social.

Na página da ANBiojovem, site oficial da OBB, é possível fazer o cadastro da sua escola até às 17h do dia 31 de março.


Até 2 de abril

Jornada de Nutrição Clínica, inscrição

Até o dia 2 de abril, estão abertas as inscrições para a IV Jornada de Nutrição Clínica, organizada pelo Instituto de Nutrição da UFRJ. O evento terá como tema “Alimentos Funcionais na Prática Clínica” e será composto por conferências e mesas redondas. Além disso, até o dia 14 de março, estudantes e profissionais podem se inscrever para a apresentação de temas livres, apresentados sob forma de pôster. Os três melhores trabalhos serão premiados com certificados.

O evento acontece dia 4 de abril, no auditório Rodolpho P. Rocco (Quinhentão) – CCS, bloco K, subsolo – ilha do Fundão. As inscrições podem ser feitas na Cidade Universitária, no Centro de Ciências da Saúde, bloco J, 2º andar, Instituto de Nutrição Josué de Castro, sala 24, das 10 às 15 horas, de 18/2 à 28/3. Maiores informações: (21) 2562-6601, 8768-6415 ou jnutclin@nutricao.ufrj.br.


2 de abril

XVIII Jornada de Gastroenterologia

De 2 a 5 de abril, acontece a XVIII Jornada de Gastroenterologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC-RJ). Informações no telefone e fax (21) 2521-6905, no site www.trasso.com.br ou pelo e-mail trasso@trasso.com.br.



4 de abril

Sexualidade na adolescência

O programa “Papo Cabeça" da Faculdade de Medicina e da Maternidade-Escola da UFRJ realiza mesa redonda sob o tema: “Sexualidade na adolescência” e lança o livro Sexualidade no novo milênio. O evento acontece dia 4 de abril, às 9 horas no salão nobre da Maternidade-Escola, rua das Laranjeiras, 180.





7 de abril

Dia Mundial da Saúde

A Decania do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ realiza sessão solene do Conselho de Coordenação do Centro, em comemoração ao "Dia Mundial da Saúde" no dia 7 de abril, no auditório Rodolpho Paulo Rocco, o “Quinhentão”, na ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Na ocasião, será feito a obliteração do selo dos Correios comemorativo aos 200 anos da Faculdade de Medicina.