• Edição 119
  • 27 de março de 2008

Cidade Universitária

UFRJ realiza Dia “D” da Dengue

Tatiane Leal

No próximo dia 31 de março, acontece o Dia “D” da Dengue na UFRJ. O Grupo de Trabalho de Combate a Dengue da UFRJ coordena o evento, uma ação da universidade contra a epidemia que se alastra no Rio de Janeiro. O grupo pretende conscientizar a população acerca da importância da prevenção e mostrar formas simples de combate à proliferação do mosquito transmissor.

O Grupo de Trabalho de Combate a Dengue, formado em 2006, é integrado pelos professores Maulori Curie Cabral e Roberto Andrade Medronho, pelo técnico administrativo Lenir Gomes e pelo aluno Jonatas Lucialdo Peixoto de Almeida. Com o apoio da Prefeitura Universitária, o grupo vem realizando diversas campanhas de combate a doença e acredita que a dengue só pode ser combatida quando se educa a população. Essa premissa será ressaltada no dia “D”, que traz o tema “Dengue, uma doença educacional”.

No dia “D”, também se aconselha o uso da mosquitoeira, a armadilha para mosquitos patenteada pela UFRJ. O caso da comunidade escolar de Saquarema, que utilizou as mosquitoeiras genéricas, ou mosquitotéricas, ilustra o exemplo de uma experiência bem sucedida. Além disso, a equipe apresentará o filme “A vida macro e micro do mosquito Aedes Aegypti”.

A realização de iniciativas como essa na Universidade é fundamental, devido à incidência de casos na região da Ilha do Fundão e em outras localidades do Rio onde estão localizadas unidades da UFRJ, de acordo com a portaria número 06, expedida pela PrefeituraUniversitária.

O “Projeto de informação sobre o combate a dengue”, de março de 2008, visa esclarecer o cidadão, especialmente as crianças, sobre mecanismos de controle da proliferação do mosquito vetor da doença. “Em virtude dos trabalhos que os funcionários da Divisão de Operações da Prefeitura Universitária da UFRJ vêm executando no dia-a-dia, e durante as campanhas de combate ao mosquito Aedes aegyptis, que ocorrem anualmente no campus da Cidade Universitária, nasceu a idéia de se atuar no sentido de passar a experiência e os conhecimentos adquiridos, de forma mais participativa, junto às comunidades com menos recursos de acesso à informação”, explica o prefeito Helio de Mattos.

Conforme previsto no projeto, um coordenador levará um grupo de crianças para trabalho de campo, demonstrando os possíveis focos de proliferação do Aedes Aegypti. O trabalho com as crianças combinará teoria e demonstrações práticas, fazendo com que elas possam interagir com a equipe responsável. Além disso, serão distribuídas mosquitoeiras, cartilhas educativas e vasos de plantas com informações sobre como impedir que o prato seja um local de foco. O grupo também pretende realizar demonstrações de como o mosquito se prolifera, sempre visando o esclarecimento da população.

Com a experiência da Universidade em combate a dengue e o apoio da Prefeitura Universitária, as metas são a diminuição considerável dos focos e da infestação do Aedes Aegypti e, assim, a diminuição de mortes por dengue hemorrágica.

O projeto da Universidade ressalta: “O combate à dengue não depende só das políticas públicas dos governos. A participação do cidadão é de fundamental importância para a erradicação  do mosquito e, conseqüentemente, da doença que ele transmite”, ressalta o prefeito.

O dia “D” da dengue na UFRJ acontece das 15 às 17 horas na sala 001 da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) que fica na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.