• Edição 118
  • 20 de março de 2008

Agenda

Capacitação em Controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde

 

A Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) oferece Cursos de Capacitação em Controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde para enfermeiros e para técnicos e auxiliares de enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

A taxa de inscrição é uma lata de leite em pó e podem ser feitas no CCIH - 8º andar do HUCFF, sala 7, das 8 às 15h. Mais informações: 2562-2693


23 março

Instituto de Ginecologia inaugura novas instalações

O Instituto de Ginecologia da UFRJ inaugura, na próxima terça-feira, dia 25, as novas instalações de seu Setor de Reprodução Humana. Além da inauguração, o Instituto homenageia a professora Clarice de Amaral Ferreira.

O encontro deve reunir professores para debater a ginecologia no Brasil, como sugere o tema da abertura “A ginecologia na UFRJ e sua repercussão na ginecologia brasileira”, que deve ser ministrada pelo professor Antonio Tavares Carneiro Sobrinho, diretor do Instituto.

O evento ocorre a partir das 9h, no Anfiteatro Geral do Instituto, quando professores e a própria homenageada devem fazer suas exposições, antes da inauguração do novo Setor de Reprodução Humana.


Até 2 de abril

IV Jornada de Nutrição Clínica, inscrição

Até o dia 2 de abril, estão abertas as inscrições para a IV Jornada de Nutrição Clínica, organizada pelo Instituto de Nutrição da UFRJ. O evento terá como tema “Alimentos Funcionais na Prática Clínica” e será composto por conferências e mesas redondas. Além disso, até o dia 14 de março estudantes e profissionais podem se inscrever para a apresentação de temas livres, apresentados sob forma de pôster. Os três melhores trabalhos serão premiados com certificados.

O evento acontece dia 4 de abril, no auditório Rodolpho P. Rocco (Quinhentão) – CCS – Bloco K – subsolo – Ilha do Fundão. As inscrições podem ser feitas na Cidade Universitária, no Centro de Ciências da Saúde, bloco J, 2º andar -  Instituto de Nutrição Josué de Castro, sala 24, das 10 às 15 horas, de 18/2 à 28/3/2008. Maiores informações: 21 2562 6601, 8768 6415 ou jnutclin@nutricao.ufrj.br.


4 de abril

Sexualidade na adolescência

 

O programa “Papo Cabeça" da Faculdade de Medicina e da Maternidade-Escola da UFRJ realiza mesa redonda sob o tema: “Sexualidade na adolescência” e lança o livro “Sexualidade no novo milênio”.  O evento acontece dia 4 de abril, às 9 horas no salão nobre da Maternidade-Escola, rua das Laranjeiras, 180.





7 de abril

Dia Mundial da Saúde

 

A Decania do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ realiza sessão solene do Conselho de Coordenação do Centro, em comemoração ao "Dia Mundial da Saúde" com a presença do ministro da Saúde José Gomes Temporão.

Na ocasião, será feito a obliteração do selo dos Correios comemorativo aos 200 anos da Faculdade de Medicina.





Até 16 de abril

I Meeting de Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia e Fisioterapia do Rio de Janeiro

 

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Ortopedia dos Maxilares e acontece dia 26 de abril no Shopping Barra Square Expansão - av. das Américas, n.° 3665 – 2.° piso  - salas 224/225 – Barra da Tijuca.

Mais informações podem ser obtidas no website www.abom.org.br e pelo e-mail abom@abom.org.br. O prazo para inscrições é até 16 de abril.


Até 21 de abril

Congresso de Educação Médica

A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FM-UFRJ), realiza o II Congresso de Educação Médica da Regional RJ-ES. Nesse ano, o Congresso é marcado por muitas datas significativas, como os 200 anos do Ensino Médico no Brasil, os 30 anos da Conferência de Alma-Ata e os 20 anos do Sistema Único de Saúde.
Os interessados em apresentar trabalhos no devem enviá-los até o dia 21 de abril pelo site do evento. O Congresso acontece no período de 18 a 21 de junho de 2008 nas dependências da UFRJ e da UniRio.

Confira programação e outras informações no site www.abem-esrj.org.br.