• Edição 115
  • 21 de fevereiro de 2008

Microscópio

Hospital Universitário: aniversário em grande estilo

Kareen Arnhold - AgN/CT

No momento em que completa 30 anos, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realiza o I Congresso Científico Multiprofissional, nos dias 6, 7 e 8 de março, com o objetivo de fazer um balanço de sua atuação.

Referência, entre outras coisas, em doenças infecto contagiosas, terapia de células tronco, transplantes de órgãos e investigação em AIDS, o hospital levanta temas sobre saúde que serão discutidos através de pôsteres, palestras, conferências e mesas redondas. Os debates e apresentações permitirão aos participantes atualizar seus conhecimentos e descobrir as pesquisas desenvolvidas na instituição.

De acordo com Alexandre Pinto Cardoso, diretor geral do HUCFF, há muito a comemorar neste aniversário. “São 30 anos formando médicos residentes de alta capacidade técnica e humanística; médicos que desenvolvem hoje pesquisa de ponta em várias áreas de conhecimento”, explica.

Durante o Congresso, acontece também o I Encontro de Ex-residentes, reunindo alunos que passaram pelo HU e que possuem carreira de destaque atualmente, como o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Para o diretor, “o propósito do Encontro é perpetuar a ciência e proporcionar reciclagem aos profissionais, acrescentado-lhes a possibilidade de rever amigos e professores na casa que os formou”.

Além do ministro da Saúde, estarão presentes à cerimônia de abertura os secretários de Estado de Ciência e Tecnologia –Alexandre Cardoso, da Saúde – Sérgio Cortes, de Pesquisa e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde – dr. Reinaldo Nery Felipe Guimarães, de Atenção à Saúde – José Carvalho de Noronha, entre outros.

O evento tem início às 10 horas do dia 6 de março, no anfiteatro Alice Rosa – Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS) –, após a inauguração das unidades de Pesquisa Clínica e Expansão da Gastroenterologia, às 9 horas. As apresentações acontecem nos dias seguintes, a partir das 8h30, nos anfiteatros Alice Rosa, Célio Pacheco Chaves, Márcia Curvello, Halley Pacheco, Elvira de Felice Souza e 04E44.

Os interessados em participar devem se inscrever através do site www.hucff.ufrj.br, onde encontrarão mais informações e acesso à programação completa.

Hospital Clementino Fraga Filho

O Hospital Universitário da UFRJ, inaugurado em 1º de março de 1978, hoje contabiliza mais de 3.500 profissionais e é reconhecido pelos três princípios básicos que sustenta: assistência médica, ensino qualificado e pesquisa científica, disponíveis à população do estado do Rio de Janeiro e de todo o país.

Com uma média de 20 mil consultas e 114 mil procedimentos ambulatorias por mês, a instituição oferece à comunidade serviços exclusivos, como o tratamento para fendas palatinas em adultos, a videoencefalografia para atendimento a pacientes epilépticos, o transplante de pulmão e o SOS Lupus (grupo de ajuda a portadores da doença, que se reúne mensalmente em encontros abertos).

Entre os ingredientes da fórmula de sucesso do HUCFF, Alexandre Cardoso expõe a multidisciplinalidade como item fundamental de funcionamento desta unidade complexa, que necessita da soma de diversas competências para exercer seu ofício.

“Não se pode conceber um hospital sem uma farmácia hospitalar com todas as expressões, ou sem um corpo de enfermagem com sólidos conhecimentos do cuidar. O mesmo se passa com a Nutrição, com Assistentes Sociais, com Psicólogos, com Fisioterapeutas e com Fonoaudiólogos”.