• Edição 115
  • 21 de fevereiro de 2008

Agenda

IV Congresso Internacional de Clínica Médica

Em 2008, o Brasil é a sede do IV Congresso Internacional de Clínica Médica. Sob organização da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), o evento tem como tema central a Saúde integral da mulher. Em debate, assuntos como a anticoncepção, a reposição hormonal, menopausa, climatério, osteoporose, além dos temas tradicionais da clínica médica, como a síndrome metabólica, as arritmias, fibrilação atrial, medicina de urgência e cuidados paliativos, entre muitos outros.

O evento ocorre entre os dias 5 e 7 de junho, porém as inscrições já podem ser feitas pela internet. Também já podem ser enviados os trabalhos para apresentação de Temas Livres. O congresso é voltado para médicos clínicos, residentes, estudantes de medicina e todas as especialidades envolvidas ou interessadas no assunto. Para se inscrever e saber mais informações, acesse: www.sbcm.org.br/internacional2008.


Administração e Gestão Hospitalar

O Serviço de Farmácia do HUCFF, em parceria com a Faculdade de Farmácia da UFRJ, oferece o Curso de Especialização em Administração e Gestão Hospitalar, aberto ao público externo. O curso tem início previsto para março de 2008, duração de 14 meses e aulas semanais, aos sábados, das 8 às 17 horas.

Profissionais de nível superior da Faculdade de Farmácia e do HU, assim como estudantes do último período dos cursos de graduação e pós-graduação da UFRJ, terão desconto de 20% nas mensalidades.

Mais informações: Faculdade de Farmácia, 2562-6605 (prof. Lúcio Cabral) HUCFF: 2562-2234 (prof. Antônio Marinho e Márcia Passos).


I Curso de Aperfeiçoamento em Tabagismo

A Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-RJ promove o I Curso de Aperfeiçoamento em Tabagismo, dirigido aos médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistente sociais e odontólogos envolvidos ou que desejem desenvolver programas de prevenção, controle e tratamento do tabagismo.

O curso acontece aos sábados, a cada 3 semanas, de abril a dezembro de 2008, no Hospital Samaritano, em Botafogo. As inscrições podem ser feitas através do telefone (21) 2548-5141 ou pelo site www.metodoeventosrio.com.br/cursos2008.

 


Até 22 de fevereiro

Inscrições para Residência Médica

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abre inscrições para o concurso de residência médica de 2008. Serão oferecidas 15 vagas, distribuídas em 12 especialidades.

Os interessados devem comparecer pessoalmente, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, na Coordenação de Atividades Educacionais (CAE) do HU – 12º andar, avenida Brigadeiro Trompowsky, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão, Rio de Janeiro.

A seleção acontece em duas etapas: prova discursiva e prova prática; os temas variam de acordo com a especialização e a área pretendida.

O edital do concurso está no site da universidade www.ufrj.br.


22 de fevereiro

Corpos Telúricos no Castelinho do Flamengo

O grupo de dança Corpos Telúricos da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ  se apresenta nesta sexta-feira, dia 22, às 19 hs, no Castelinho do Flamengo, na  Praia do Flamengo, 158.

A Performance Projeção Telúrica e ainda os vídeos Águas das Origens e Passo a Passo consiste na produção de audiovisual, tendo a vídeodança como suporte da eco arte. Filmado no Parque Nacional do Itatiaia, é um projeto do Programa Interdisciplinar de Iniciação e Profissionalização Artística da Companhia de Dança Contemporânea Helenita Sá Earp do Laboratório de Imagem-Criação em Dança sob a coordenação dos professores André Meyer Alves de Lima e Ana Célia Sá Earp.


1º de março

Jornada Paulista de Doenças Intersticiais

Com o objetivo de debater as doenças intersticiais e de promover atualização científica aos pneumologistas, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) promoverá a Jornada Paulista de Doenças Intersticiais, em 1º de março de 2008.

Temas como doença cística, doença micronodular difusa, doença fibrosante, esclerodermia, entre outros, também fazem parte da programação. A jornada é destinada aos pneumologistas, clínicos gerais e médico-residentes. Maiores informações podem ser obtidas pelo website www.sppt.org.br ou pelo telefone 0800 171618; falar com Suzi ou Wagner.


4 de março

Escola de Enfermagem promove Aula Inaugural

Em comemoração a seus 85 anos, a Escola de Enfermagem Anna Nery promove aula inaugural dia 4 de março, às 10 horas, no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), do Centro de Ciências da Saúde.

A aula, cujo tema é “85 Anos da Escola de Enfermagem Anna Nery, ensinando a arte de cuidar em enfermagem no Brasil”, será ministrada pela professora doutora Nébia Maria Almeida de Figueiredo, titular da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da UniRio. O auditório fica na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.


6 de março

Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido

O Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido (GAPZ) promove palestras que acontecem na primeira quinta-feira de cada mês, das 15h30 às 17h30, no auditório Alice Rosa, 12º andar do HU. Para o mês de março está programada: “Noções de anatomia do ouvido e repercussões do zumbido na vida do paciente”, com a professora e doutora Tanit Ganz Sanchez, de São Paulo.

 

 

 

I Congresso do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Para celebrar os 30 anos do Hospital Universitário, e também como primeiro evento de comemoração dos 200 anos da Faculdade de Medicina da UFRJ, o hospital organiza seu primeiro congresso. O evento integra simpósios satélite e mesas redondas multidisciplinares, além de temas livres (podem se inscrever alunos de graduação, pós-graduação e profissionais ativos no HU; os melhores trabalhos ganharão prêmios em dinheiro).

O Congresso será realizado entre os dias 6 e 8 de março, sempre a partir das 8h30, no auditório Alice Rosa, dentro do Hospital. Para participar, o interessado deve ter informações e se inscrever através do site http://www.angraeventos.com.br/hu30anos ou pelo telefone (21) 2554-7000.


Até 7 de março

Extensão em Enfermagem Clínica e Cirúrgica

Até 7 de março, estão abertas as inscrições para o XXXIV Curso de Extensão na Área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, oferecido pelo Serviço de Treinamento e Desenvolvimento (STD/DRH). Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na sala 1D 42, no 1º andar do HUCFF. No ato da inscrição, é preciso apresentar o original e a cópia do COREN atualizado e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

A prova de seleção será realizada no dia 11 de março e os resultados serão divulgados no dia 14 do mesmo mês. O curso terá início no dia 17 de março e terminará no dia 31 de julho, no horário de 8h a 12h. Está incluído neste período o estágio, na forma de plantões 12x36. Mais informações através do telefone (21) 2562-2228.


14 de março

XXII Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro

O XXII Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro ocorre de 14 a 16 de março de 2008, no Windsor Barra Hotel & Congresso. É promovido pela regional fluminense da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-RJ) e presidido por Ivanésio Merlo. A fim de consolidar sua excelência científica e levar aos profissionais a mais atualizada tecnologia em angiologia e cirurgia vascular e endovascular, foram convidados especialistas nacionais e internacionais como: Joseph Fulton, da Universidade Carolina do Norte, Jade Hiramoto e Timothy Chuter, ambos da Universidade da Califórnia, dos EUA.

Entre os temas centrais estão: varizes, carótidas, renais, aneurismas, aorta-ilíaca e obstruções arteriais infra-ingnais. No dia 13, quinta-feira, a SBACV-RJ promove o II Encontro de Residentes de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e cursos sobre fisioterapia linfática e introdução ao uso cosmético da toxina botulínica. Mais informações: (21) 2533-7905, secretaria@sbacvrj.com.br e www.sbacvrj.com.br.