• Edição 115
  • 21 de fevereiro de 2008

Medicina 200 anos

Faculdade de Medicina comemora dois séculos

Geralda Alves

A instalação do ensino médico no Brasil se deu com a chegada da corte portuguesa ao País, devido a necessidade da produção de remédios e de tratamentos às doenças tropicais, ainda não conhecidas, às quais o grupo recém-chegado não tinha resistência.

Em fevereiro de 1808, D. João VI cria a Faculdade de Medicina da Bahia durante sua rápida passagem pela região e, em novembro do mesmo ano, funda a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro que completam 200 anos de existência.

Para comemorar, a Faculdade de Medicina da UFRJ cumpre uma extensa programação durante o ano de 2008. Com o intuito de fazer uma grande divulgação sobre o assunto, o Olhar Vital lança a série “Medicina 200 anos” onde serão publicadas matérias mensais abordando temas desde a criação do ensino médico no Brasil, passando pela história da FM e seus desdobramentos, até a instalação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Ilha da Cidade Universitária, entre outros. Além disso, será dado um destaque para as coberturas dos eventos comemorativos que acontecem em diversas unidades da UFRJ. Confira a partir da próxima edição.