• Edição 111
  • 13 de dezembro de 2007

Agenda

Cursos de Extensão em Microbiologia

Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão em Microbiologia para o primeiro semestre do próximo ano. Confira alguns dos cursos oferecidos em março de 2008.

 

Introdução ao Linux e Bioinformática

Coordenação do prof. Andrew Macrae.

Público alvo: pessoas sem nenhuma ou com pouca experiência em Linux, interessadas em utilizar ferramentas computacionais para a análise dos dados biológicos, como alunos de Mestrado e Doutorado ou pesquisadores com interesse em utilizar ferramentas de bioinformática.

Diagnóstico molecular e imunológico aplicado a doenças bacterianas e virais

Coordenação: Davis Ferreira, Luciana Barros de Arruda Hinds, Marinella Silva Laport  e Walter Martin Roland Oelemann.

Publico alvo: profissionais da área de saúde.

A Peste Negra e as grandes epidemias da história: perspectivas para o Terceiro Milênio

Coordenador: prof. dr. Fernando Portela Câmara.

Público alvo: profissionais e estudantes da área da saúde e biociências, profissionais e estudantes das áreas humanas e de letras, jornalistas, técnicos e interessados em ciências e humanidades.

Local: Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão. Informações no site www.microbiologia.com.br.


Bolsas para Ensino Superior na França

Estão abertas as inscrições para os diversos programas de bolsas de graduação e pós- graduação em universidades francesas. As especificações variam de programa para programa, bem como os prazos de inscrições, que vão de fevereiro a março de 2008.

Além dos programas de pós-graduação, o CampusFrance divulga também as inscrições para a graduação na França. Está aberto o processo seletivo para ingresso no 1º ou 2º ano de graduação em qualquer área de estudos em uma universidade francesa ou na graduação ou pós-graduação em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura. Para esse programa, estão abertas inscrições até o dia 30 de janeiro de 2008.

O formulário de inscrição e todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site www.brasil.campusfrance.org, onde também é possível obter informações mais detalhadas sobre as bolsas de pós-graduação oferecidas.


3ª Edição do programa Grenoble-Brésil

Pelo terceiro ano consecutivo, as universidades de Grenoble anunciam para o ano letivo de 2008/2009 um programa de recepção exclusiva e privilegiada para estudantes brasileiros. O Programme Grenoble-Brésil oferece 50 vagas em formações de nível Master e Doutorado em Instituições como Université Joseph-Fourier (ciências, tecnologia e saúde), Université Stendhal (letras e comunicação), entre outras.

Dois procedimentos são possíveis: programa de intercâmbio e programa de diploma. Para o primeiro, a candidatura é até o dia 15 de março de 2008. O programa tem duração de um ano e prevê revalidação de créditos cursados. Para participar, o estudante deve ter concluído e validado no mínimo seis semestres de estudos.

Já o programa de diploma está aberto a candidaturas até 1º de fevereiro e destina-se aos estudantes que queiram realizar um mestrado, doutorado ou obter um diploma de engenharia reconhecido em toda a Europa. A duração do programa de Master é de dois anos. Para participar da seleção, o estudante deve encaminhar seu dossiê de candidatura para a universidade de seu interesse.

Mais informações no site: www.grenoble-universites.fr/programme-bresil.


Até 21 de dezembro

Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista (PJC). Uma iniciativa do CNPq, do grupo Gerdau, da Fundação Roberto Marinho e da Eletrobrás que tem como objetivo estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de dezembro pelo formulário eletrônico disponível em www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo correio, pelos endereços seguintes:

Para as categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Serviço de Prêmios SEPN 507, Bloco B, Sala 203
Brasília. DF. CEP 70740-901

Para a categoria Estudante do Ensino Médio:

Fundação Roberto Marinho
Rua Santa Alexandrina, 336. Rio Comprido.
Rio de Janeiro. RJ. CEP 20261-232

Mais informações no site:www.jovemcientista.cnpq.br ou por e-mail premios@cnpq.br.


14 de dezembro

Encontro de reisados

A Companhia Folclórica do Rio – UFRJ realiza a partir dessa semana o Encontro de Reisados – Natal Brasileiro. O evento resgata a cultura e a tradição brasileiras em folias de reis durante seis dias, em comemoração aos 20 anos da Companhia. Entre os convidados estão a Folia de Reis Cruzeiro do Sul e Pastoril Céu na Terra.

O evento ocorre em dois lugares. Nos dias 14,15 e 16 de dezembro, acontece no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca, a partir das 20h. Na semana seguinte, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, a festa tem lugar no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro. No primeiro, quem apresentar a filipeta ganha 50% de desconto. Já no CCBB, a entrada é franca.

 


IV Fórum de Pesquisa da UniRio

Como o objetivo de divulgar os avanços e aspectos relevantes relacionados à Neuroinfecção, realiza-se o IV Fórum de Pesquisa da Pós-graduação da UniRio. Entre os temas previstos, indicações do exame do líquido cefalorraquidiano, hepatite C e Neuro-AIDS.

O evento, voltado para profissionais e estudantes da área de saúde, é organizado por professores da UniRio, contando ainda com a presença de docentes da UFRJ, da Universidade Gama Filho e do Laboratório de Líquido Cefalorraquidiano Neurolife.

O fórum ocorre no dia 14 de dezembro, no anfiteatro geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, das 9h às 17h. As inscrições começaram no dia 28 de novembro e vão até o dia 13 de dezembro. Os interessados devem enviar uma ficha de inscrição com nome, endereço, telefone, e-mail, formação e instituição a que pertence, para o endereço mestneuro@unirio.br. O anfiteatro fica na rua Mariz e Barros, 775. Tijuca, Rio de Janeiro.


15 de dezembro

Memória da Loucura

Vai até 15 de dezembro, no Centro Cultural da Saúde, Rio de Janeiro, a mostra Memória da Loucura. Iniciada em 10 de agosto, a mostra apresenta personagens, documentos, fotos e cenários da história da Psiquiatria no Brasil – desde a criação do Hospício de Pedro II – até os dias de hoje, com a consolidação da Lei 0.216, de 6 de abril de 2001 – que dispõe sobre a humanização da assistência à Saúde Mental, a gradativa desativação dos manicômios e a implementação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

A realização é do Ministério da Saúde e o Centro Cultural da Saúde fica na praça Marechal Âncora, s/n° (Praça XV), Centro, Rio de Janeiro. Telefone (21) 2240-5568. Estacionamento no local. Terça a sábado, das 10h às 17h. Informações adicionais em www.ccs.saude.gov.br.


17 de dezembro

Lançamento de livros da Editora Fiocruz

A Editora Fiocruz realiza um lançamento coletivo da mais recente produção editorial. Entre os lançamentos, está o livro “Epidemiologia Nutricional”, organizado por Gilbnerto Kac, do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC – UFRJ), Rosely Sichieri e Denise Petrucci Gigante.

O evento será celebrado com um coquetel de lançamento, que acontece no próximo dia 17 de dezembro, no Hall da Biblioteca de Manguinhos, a partir das 16h30. O Hall fica no campus da Fiocruz, na Avenida Brasil, 4365.

 

 

 


18 de dezembro

Administração e Enfermagem

No dia 18 de dezembro, o Serviço de Treinamento e Desenvolvimento (SERDES-DRH) realiza o curso "Teorias da Administração e suas aplicações nos modelos assistenciais de Enfermagem".

A professora Marluce da Conceição, da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN-UFRJ), ministra o curso, voltado para enfermeiros, professores da área e estudantes de enfermagem.
O evento ocorre às 10h no auditório Halley Pacheco, no 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), que fica na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, na Ilha da Cidade Universitária - Fundão.